Leitura crítica da produção literária de Alfonsina Storni

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Autores

Rocha, Nildiceia Aparecida [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

This paper presents the trajectory traced by the Literary Criticism on the poetry of Alfonsina Storni, an Argentine writer of the early twentieth century. The first literary production of Alfonsina Storni, called modernist or tardorromántica (SARLO, 1988), is produced in the period 1916-1925; from Ocre (1926), she marks a break, confirmed in their last two books of poetry, Mundo de siete Pozos (1935) and Mascarilla y Trébol (1938), with the label of vanguardism and new aesthetic experiences such as antisoneto. Regarding the Criticism built over the poetic work of Alfonsina Storni by his contemporaries, we have three positions of reading: approaches biographical criticism and proposals for readings of critics and poets linked to Vanguard Argentina and made some critical texts by women from the middle academic. According to Salomone (2006), the criticism made by third trend marks another landmark of the constitutive deed of Alfonsina Storni, show tensions and positions that differ from the hegemonic critical. Subsequently, there is setting up a Women's Literature, along with a normative critique, which will consider the production book produced by women as produced by a subject biological woman, and that represents certain textuality with naturalized features peculiar to women. Today, in light of the Critical Feminist and contributions of Discourse Analysis, especially on the concepts and the connections between language and power, a critical reading of the production female, consists of texts of women writers since the mid-nineteenth century, is focused as a result of an ideological perspective and typically androcentric patriarchal, for example, on poems by Alfonsina Storni. According to Alice Salomone (2006), from the 80s of last century, the look on the production literary Latin American writers has another approach, which she calls "critical current: feminist criticism and modernity cultural".
Este trabalho apresenta a trajetória traçada pela Crítica Literária sobre a produção poética de Alfonsina Storni, escritora argentina de início do século XX. A primeira produção literária de Alfonsina Storni, denominada modernista ou tardorromántica (SARLO, 1988), é a produzida no período de 1916 a 1925; a partir de Ocre, 1926, ela marca uma ruptura, confirmada em seus últimos dois livros de poesia, Mundo de siete pozos (1935) y Mascarilla y Trébol (1938), com marcas de vanguardismo e novas experiências estéticas, como o antisoneto. Com relação à Crítica construída em relação a obra poética de Alfonsina Storni pelos seus contemporâneos, temos três posturas de leitura: aproximações críticas e biográficas, propostas de leituras dos críticos e poetas vinculados à Vanguarda Argentina e certos textos críticos realizados por mulheres junto ao meio acadêmico. De acordo com Salomone (2006), a crítica realizada pela terceira tendência marca outro ponto de referência constitutiva da escritura de Alfonsina Storni, evidenciam tensões e posições que se distanciam da crítica hegemônica. A posteriori, há a configuração de uma Literatura Feminina, junto a uma crítica normativa, a qual vai considerar a produção escritural produzida por mulheres como produzida por um sujeito biológico mulher, e que representa uma textualidade com certas características naturalizadas como próprias à mulher. Hoje, à luz da Crítica Feminista e das contribuições da Análise de Discurso, principalmente sobre os conceitos e as articulações entre linguagem e poder, a leitura crítica da produção feminina, constituída por textos de escritoras mulheres desde meados do século XIX, é focalizada como fruto de uma perspectiva ideológica tipicamente androcêntrica e patriarcal, por exemplo, em poemas de Alfonsina Storni. De acordo com Alicia Salomone (2006), a partir dos anos 80 do século passado, o olhar sobre a produção literária de escritoras latino-americanas terá outro enfoque, o que ela denomina “crítica atual: crítica feminista e modernidade cultural”.

Descrição

Palavras-chave

Critical Reading, Alfonsina Storni, Literary production, Crítica Literária, Alfonsina Storni, Produção literária

Como citar

Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU, v. 3, n. 1A, p. 102-114, 2012.