Os projetos políticos de Brasil e Venezuela para a América do Sul do século XXI: a UNASUL e a ALBA em uma perspectiva comparada

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Pedroso, Carolina Silva [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Cultura Acadêmica

Resumo

Carolina Silva Pedroso analisa nesta obra as políticas externas de Brasil e Venezuela e suas relações com as demais nações da América do Sul após as décadas de 1980 e 1990, período em que os governos sul-americanos permaneceram alinhados às políticas liberalizantes promovidas pelo Consenso de Washington. Ela se volta para a ascensão de líderes identificados com a esquerda na região, comparando suas políticas e analisando as duas principais organizações regionais criadas naquele momento: Unasul e Alba. Pedroso resgata a ascensão do primeiro presidente da chamada “onda rosa”, Hugo Chávez, na Venezuela, em 1998, e, na sequência, de seus pares da Argentina, Brasil, Uruguai, Chile, Bolívia e Equador. Chávez, mostra e autora, marcou a política da América do Sul ao “refundar” a República por meio de uma nova Constituição e financiar projetos sociais locais e internacionais, assim como por liderar esquemas de integração baseados no socialismo do século XXI e no bolivarianismo, expressos principalmente na Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba). A obra conta como, a ascensão de Lula, em 2003, no Brasil, também impactou o cenário sul-americano. No maior país da região surgia uma nova classe de dirigentes representando o desejo expresso de diminuir as desigualdades sociais do país. Em relação à integração sul-americana o Brasil também assumiu uma postura protagonista ao articular a criação da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), que institucionalizou a associação de doze países da região de maneira autônoma em relação aos Estados Unidos. Embora buscassem objetivos semelhantes, interna e externamente, as forças consideradas progressistas não chegaram ao poder com ideias homogêneas, segundo a autora, o que provocou classificações desses governos baseadas em suas semelhanças e afinidades ideológicas.

Descrição

Palavras-chave

Relações Internacionais

Como citar

PEDROSO, Carolina Silva. Projetos políticos de Brasil e Venezuela para a América do Sul do século XXI: a UNASUL e a ALBA em uma perspectiva comparada. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROPG Digital- UNESP). ISBN 9788579835896.