A prática curricular e as tecnologias nas escolas municipais e estaduais: desafios e possibilidades

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Data

2015

Autores

Alexandre, Mariana dos Reis [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

In order to ensure the teaching and learning process of written and spoken language, the state government of São Paulo established as the official curriculum Read and Write Program (2007) and EMAI (2012). In municipal elementary schools in Bauru SP, since 2013, went into action the Common curriculum, targeting a unified curriculum. The curriculum has a wide range of definitions, which vary according to the conception of the authors, as well as its practice can occur of different ways resulting from the worldview and teacher's work. So, this study aimed to analyze the relationship between the curriculum of state and municipal schools in Bauru regarding its articulation with the use of technology in the early years of elementary school, opposing proposal curriculum and teaching practice. For this, was necessary check the view of teachers on this process, because they are responsible for putting the curriculum in action and link it with the use of technology. Several authors report that the use of technology in education to provide qualitative advances in school learning, thereby we asked whether there is a joint in the daily life of state and municipal schools, through the existing curriculum. To answer these and other questions in this work, we realized a qualitative empirical research base that used as an instrument of data collection: literature review, documentary, interview and questionnaire with nine teachers from public schools in the city Bauru, on which we identified that there curricular flexibility to articulate the use of technologies. However, there are also many challenges and opportunities related to public policies and training of teachers to cope with the demands of the digital age
Com a finalidade de garantir o processo de ensino e aprendizagem da língua escrita e falada, o governo do Estado de São Paulo estabeleceu como currículo oficial os Programas Ler e Escrever (2007) e o EMAI (2012), já nas escolas municipais de Bauru SP a partir de 2013, entrou em ação o Currículo Comum, visando unificação curricular. O currículo tem um vasto campo de definições, que variam de acordo com a concepção dos autores, assim como a sua prática pode ocorrer de diferentes maneiras resultantes da visão de mundo e do trabalho docente. Assim, o presente trabalho teve como finalidade analisar a relação entre o currículo das escolas estaduais e municipais de Bauru no que tange sua articulação com o uso das tecnologias nos anos iniciais do ensino fundamental, contrapondo proposta curricular e prática docente. Para isso, foi necessário verificarmos a visão de professores sobre esse processo, uma vez que estes são os responsáveis por colocar o currículo em ação e articulá-lo com o uso das tecnologias. Inúmeros autores apontam o uso das tecnologias na educação para proporcionar avanços qualitativos na aprendizagem escolar, desta forma indagamos se há a articulação no cotidiano das escolas estaduais e municipais, diante dos currículos vigentes. Para responder essas e as demais indagações, realizamos uma pesquisa empírica de base qualitativa que utilizou como instrumento de coleta de dados: análise bibliográfica, documental, entrevista e questionário com nove professores de escolas públicas da cidade de Bauru, na qual identificamos que há flexibilidade curricular para a articulação ao uso das tecnologias. Contudo, também há diversos desafios e possibilidades relacionados às políticas públicas e à capacitação dos professores para lidar com as exigências da Era Digital

Descrição

Palavras-chave

Professores, Curriculos - Mudança, Educação, Escola ativa, Abordagem interdisciplinar do conhecimento, Tecnologia educacional, Teachers

Como citar

ALEXANDRE, Mariana dos Reis. A prática curricular e as tecnologias nas escolas municipais e estaduais: desafios e possibilidades. 2015. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2015.