A educação ambiental na formação de pedagogos de uma universidade publicado Estado de São Paulo

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Data

2015-03-03

Autores

Agudo, Marcela de Moraes [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This study aimed to understand environmental education in the training of teachers of one pedagogy course at a public university in the state of São Paulo. To answer this question, an exploratory research was conducted, in which a study field, by the techniques of semistructured interviews and documentary analysis, provided the data for analysis. Important to highlight theoretical and methodological foundations of Historical-Dialectical Materialism and Historical-Critical Pedagogy that guided the study. With the results analyzed, we say that environmental education in the studied pedagogy course is minimal and, when it appears, enhances conservation and care with the environment perspectives, without considering the causes of environmental degradation: the way to produce life in capitalist society. In this sense, it is necessary for a consistent formation of the teacher in environmental education to advance the knowledge of this field directly related to education. For the inclusion of environmental education in school education, it is necessary that their knowledge to be considered in education, especially in the training of teachers. Therefore, the data collected and analyzed in this study may contribute to the formation of teachers to understand that environmental education in their training has not been established with the importance and the quality that the social and environmental problems require, with no place along the undergraduation, a condition that needs to be changed to teacher develop a transformative environmental educational practice at school
Este estudo teve o objetivo de compreender como se dá a educação ambiental na formação dos pedagogos de um dos cursos de Pedagogia de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Para responder a esta questão, foi realizada uma pesquisa exploratória que, por meio das técnicas de coletas de dados da entrevista semiestruturada e da análise documental, proporcionou os dados para análise. É importante destacar que os fundamentos teórico-metodológicos do Materialismo Histórico-Dialético e da Pedagogia Histórico-Crítica orientaram o estudo. Com os resultados analisados, é possível afirmar que a educação ambiental no curso de Pedagogia pesquisado aparece de maneira tangenciada e, quando aparece, são reforçadas as perspectivas conservacionista e de cuidado com o meio ambiente, sem considerar os motivos causais da degradação ambiental: o modo de se produzir a vida na sociedade capitalista. Neste sentido, é necessário que a formação do pedagogo em educação ambiental seja consistente, fundamentada, para avançar no conhecimento deste campo relacionado diretamente à educação. Para a inserção da educação ambiental na educação escolar, é necessário que seus conhecimentos e fundamentos sejam considerados na educação, especialmente na formação dos professores e pedagogos. Da mesma maneira, a educação ambiental precisa se pautar nas questões e nos fundamentos que emergem da educação. Portanto, os dados coletados e analisados neste estudo podem contribuir com a formação de pedagogos ao compreender que a educação ambiental em sua formação ainda não se estabeleceu com a importância e a qualidade que os problemas socioambientais que vivemos requerem, não tendo espaço marcado ao longo da graduação, condição que precisa ser mudada para que o pedagogo desenvolva uma prática educativa ambiental transformadora no ambiente escolar

Descrição

Palavras-chave

Educação ambiental, Professores - Formação, Escolas públicas, Ensino fundamental, Pedagogia critica, Environmental education

Como citar

AGUDO, Marcela de Moraes. A educação ambiental na formação de pedagogos de uma universidade publicado Estado de São Paulo. 2015. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2015.