Sociodrama como instrumento de preparo de jovens para o trabalho

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Data

2013

Autores

Schmidt, Maria Luiza Gava [UNESP]
Longhi, Giovanna Vitale
Fischer, Frida Marina
Luz, Andréa Aparecida da
Pereira, Isabel Maria Teixeira Bicudo

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Resumo

The inclusion of youth in the labor market is supported by Brazilian law. Although a number of publications is available, many situations experienced by youngsters at work require a thorough evaluation. It is of importance those which impact on their personal and professional lives. Objective: This research aimed to promote information and reflection on the theme of work, study and health among young students. Proceedings: The participants were enrolled in an educational preparatory program for the labor market, organized and developed by a non-governmental organization located in the outskirts of São Paulo, SP, Brazil. Data collection took place in 2010. Twenty-eight youngsters, in the age bracket of 14-18 years old, agreed to participate in this study. They answered a general sociodemographic questionnaire. Later, they participated in ten group sessions, based on sociodrama methodology. Result: It was observed by means of dramatization that the participants expressed their concerns about the increased responsibility associated with their role as workers, acknowledged the importance of work towards maturity, independence, achievement, ensuring integrity of the individual and the possibility to help household expenses. Participants also portrayed situations associated with work and study, reflected about labor rights of adolescents, as well as issues related to their health and safety at work. The sociodrama methodology proved to be an important tool to evaluate the triad work, study and health among the youngsters.
A inserção de jovens no mercado de trabalho é respaldada pela legislação brasileira. Embora estejam disponíveis publicações a respeito, muitas situações vivenciadas pelos jovens necessitam serem mais bem avaliadas, particularmente aquelas que trazem impactos em sua vida pessoal e profissional. Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo geral, promover espaços de informações e reflexão sobre a temática trabalho, estudo e saúde entre jovens estudantes de um programa de inserção para o mercado de trabalho. Procedimentos: A coleta de dados foi realizada de março a dezembro de 2010. Os jovens responderam a um questionário sociodemográfico. Participaram de dez sessões grupais embasadas na metodologia sociodramática. Vinte e oito adolescentes, entre 14 e 18 anos, participaram da pesquisa. Eram alunos de um programa de inserção de jovens (estagiários e aprendizes) para o mercado de trabalho de uma organização não governamental localizada na zona sul da cidade de São Paulo. Resultados: Observou-se por meio das dramatizações que os jovens manifestaram-se sobre o aumento da responsabilidade associada ao papel de trabalhador, reconheceram a importância do trabalho para a maturidade, independência, conquistas, garantia de integridade do indivíduo e a possibilidade de auxiliar nas despesas domésticas em função do salário. Os participantes retrataram também situações associadas entre trabalhar e estudar, refletindo sobre os direitos do trabalho na adolescência, bem como, questões relacionadas à saúde e segurança no trabalho. A metodologia sociodramática revelou-se importante para estudar a tríade trabalho, estudo e saúde nesta população de jovens.

Descrição

Palavras-chave

Youth and work, Sociodrama, Health at work, Jovens Trabalhadores, Jovens aprendizes, Abordagem sociodramática, Saúde do trabalhador, Curso preparação para o trabalho, Training professional programs

Como citar

Revista Laborativa, v. 2, n. 2, p. 21-44, 2013.