Formação docente e práticas de leitura: experiências iniciais e na atuação profissional

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

The objective of this work is to present an analysis of the results of a study about the reading practices of a group of teachers from the public school, discussing how these practices constitute themselves since the initial formation until the teaching period. The selected teachers had their formation between the end of the 60’s and the beginning of the 80’s, remaining as teachers of the public school for the next twenty years. Using as methodology the narrative research, we are going to discuss how the reading appears in the lives of these professionals, what their representations about it are and how the reading permeates their lives and their actuations in the school, passing through the first contacts with the books until the collision between theory and practice, observed in the speech of the teachers who were interviewed, always taking into account the teaching formation.
O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise dos resultados de um estudo sobre as práticas de leitura de um grupo de professores da escola pública, discutindo como estas práticas se constituem desde a formação inicial até o período de atuação docente. Os professores selecionados tiveram sua formação entre o fim da década de 1960 e o início de 1980, permanecendo como docentes da escola pública nos vinte anos posteriores. Utilizando como metodologia a pesquisa narrativa, discutiremos como a questão da leitura aparece na vida desses profissionais, quais suas representações a respeito da mesma e de que maneira a leitura permeia suas vidas e suas atuações na escola, passando pelos primeiros contatos com os livros até o embate entre teoria e prática, observado nas falas dos professores entrevistados, sempre levando em conta a formação docente.

Descrição

Palavras-chave

Teaching formation, Reading practices, Representations, School, Narrative research, Formação docente, Práticas de leitura, Escola, Representações, Pesquisa narrativa

Como citar

Reflexão e Ação, v. 20, n. 1, p. 125-143, 2012.