As sombras das luzes e os pecados da escolástica

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Data

2015

Autores

Cardoso, Patrícia Regina de Morais Bertolucci
Silva, Marcela Verônica da
Moraes, Carlos Eduardo Mendes de [UNESP]

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Resumo

When we compare the policy actions taken in the reigns of Dom João V in the first half of the eighteenth century and Dom José I (assisted by Marquês de Pombal) in the third quarter of the same century, we can observe the transition from scholastic, first reign vision gradually paths to an economic -scientific bias, reflecting a position toward the lights. Three narratives were chosen demonstrate this movement by the relations established between them: O Caramuru, the conservative position, and O Uraguai and O Desertor, takes position in favor of Lights.
Ao confrontarmos as ações políticas praticadas nos reinados de Dom João V, na primeira metade do século XVIII e de Dom José I (assessorado pelo Marquês de Pombal) no terceiro quartel do mesmo século, observa-se o processo de transição de uma visão política e administrativa cujos envolvidos demonstravam uma formação escolástica, no primeiro reinado, para um viés econômico-científico, refletindo uma tomada de posição em direção às luzes. Três narrativas foram escolhidas para ilustrar este momento demonstram esse movimento: O Caramuru, de posição conservadora, O Uraguai e O Desertor, assume posição em favor das luzes.

Descrição

Palavras-chave

Scholastic, Lights, Marquês de Pombal, Brasil Colonial, Escolástica, Luzes, Marquês de Pombal

Como citar

Estação Literária, v. 13, n. 1, p. 384-395, 2015.