Os diálogos interestruturais na obra de Lourenço Mutarelli : hibridismos e experimentações nas fronteiras entre o romance e o romance gráfico

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-02-24

Autores

Silva, Guilherme Mariano Martins da [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This dissertation intends to discuss Lourenço Mutarelli's works aiming to highlight the interestructural procedures operated by the author in the novels O cheiro do ralo (2010) and A arte de produzir efeito sem causa (2009) as well as in the graphic novel A caixa de areia ou eu era dois em meu quintal (2005). These Works shows a dialogue between the written arts and the visual arts as they explore different media and genre technique's confluence in the novel and graphic novel, as the cinema, the photography and the painting. This stance, according to this thesis perspective, reviews the author's analytical vision of form, not only as a sheath, but also as content, creating a reflection about the dialectic relationship that this corpus has with the social context of its production. Thus, this dissertation discusses the concepts of structure and interestructure as a theoretical basis for these works formal analysis. In addition, an analytical path of the novel's history as genre is done covering different approaches about its germinal delimitation. Therefore, this thesis seeks to point out Mutarelli's novel and graphic novels characteristics and possibilities while interestructuralized literary genres of contemporaneity.
Este trabalho propõe-se a discutir a obra de Lourenço Mutarelli, visando destacar os procedimentos interestruturais operados pelo autor nos romances O cheiro do Ralo (2010) e A arte de produzir efeito sem causa (2009), e no romance gráfico A caixa de areia ou eu era dois em meu quintal (2005). Essas obras demonstram o diálogo das artes textuais com as artes imagéticas por explorarem a confluência no romance e no romance gráfico de mídias e técnicas de gêneros diversos, como o cinema, a fotografia e a pintura, o que, segundo a perspectiva da pesquisa, revela um olhar crítico do autor para a forma, não somente como invólucro, mas também como conteúdo, gerando uma reflexão acerca da relação dialética que este corpus produz com o contexto social em que foi produzido. Para tanto, propõe-se a discussão acerca dos conceitos de estrutura e interestrutura como embasamento teórico da análise formal dessas obras estudadas. Assim como a realização de um percurso analítico da história do romance como gênero, passando por diferentes abordagens acerca de sua delimitação embrionária. Desse modo, essa tese busca evidenciar as características e possibilidades do romance e do romance gráfico mutarellianos enquanto gêneros literários interestruturalizados da contemporaneidade.

Descrição

Palavras-chave

Literatura brasileira - Séc. XX - História e crítica, Literatura moderna brasileira - História e crítica, Ficção brasileira - História e crítica, Romances gráficos, Mutarelli, Lourenço, 1964- Crítica e interpretação

Como citar

SILVA, Guilherme Mariano Martins da. Os diálogos interestruturais na obra de Lourenço Mutarelli : hibridismos e experimentações nas fronteiras entre o romance e o romance gráfico. 2015. 303 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2015.