Filosofia para crianças: do desenvolvimento das habilidades do pensar bem à formação de atitudes

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Data

2015-06-12

Autores

Atehortúa Rendón, Martha Lucía [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Using the proposals developed by Matthew Lipman and Walter Kohan with regard to the work of Philosophy for or with boys, this thesis has identified very interesting elements for a concrete educational project, which aims to develop the thinking of boys and teenagers in the context of the schools of infant childhood education and fundamental philosophical education. Lipman as well as Kohan suggest developing an education for thinking, a very particular vision of the education that involves professors and students, situating the research as a means for reflection to establish a direct communication between knowledge and the educational community. That is to say, this proposal looks for turning knowledge and the educational transformations within schools into a process of constant research enabling changes and permanent updates. The development of this thesis permitted to evince the importance and the need to link educational environments, which make possible the development of attitudes by means of one education for thinking, to the educational processes especially in the Colombian population. Philosophy for boys children is a tool that favors teachers and students to think on their own taking into account their daily life experiences and embracing the Philosophy as a lifestyle that teaches other ways and motivates the constant search for knowledge. By means of this work, we intend to offer teachers, through analysis and comparisons, some predominant signs that encourage expanding the pedagogical panorama concerning an education for thinking based on both the development of skills and shaping attitudes.
Esta tese identificou, nas propostas desenvolvidas por Matthew Lipman e Walter Kohan, referentes ao trabalho de Filosofia para ou com crianças, elementos muito interessantes para serem convertidos em um projeto educativo concreto, que se ocupam de tentar desenvolver o pensamento das crianças e jovens, no contexto das escolas de educação infantil e de ensino fundamental. Tanto Lipman como Kohan sugerem, nesse programa, desenvolver uma educação para o pensar, uma visão muito particular da educação que envolve professores e estudantes, situando a pesquisa como meio de reflexão, o qual consegue estabelecer uma comunicação direta entre o saber e a comunidade educativa, isto é, essa proposta procura fazer do conhecimento e de transformações de ensino que se vivem, no interior da escola, um processo de investigação constante, capaz de possibilitar mudanças e atualizações permanentes. O desenvolvimento desta tese permitiu evidenciar a importância e a necessidade de vincular aos processos educativos e, especialmente na população colombiana, espaços de formação os quais possibilitem o desenvolvimento de atitudes por meio de uma educação para o pensar. Filosofia para crianças é uma ferramenta que favorece os docentes e estudantes a pensar por si mesmos, no que concerne às experiências do diário viver, acolhendo a Filosofia como um estilo de vida, o qual sugira outras maneiras e motive a busca constante pelo saber. Por meio deste trabalho, pretende-se oferecer aos docentes, com análises e comparações, alguns indicativos predominantes, os quais convidam a ampliar o panorama pedagógico concernente ao que pode ser uma educação para o pensar fundamentada no desenvolvimento de habilidades e, principalmente, na formação de atitudes.

Descrição

Palavras-chave

Educação de crianças, Filosofia - Estudo e ensino (Primeiro grau), Pensamento, Ensino fundamental, Mudança de atitude, Education

Como citar

ATEHORTÚA RENDÓN, Martha Lucía. Filosofia para crianças: do desenvolvimento das habilidades do pensar bem à formação de atitudes. 2015. 113 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2015.