Formação continuada: dialogando com os professores que atuam no ensino infantil e fundamental (Ciclo I) da rede municipal de Bauru/SP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Agripino, José Rafael Marcelino [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Currently, we can observe a significant increase in the disappointment of the world population about education, which raised doubts about the current school system and resulted in a forced increase of interest in an education reconstruction. The investigation process of this research based itself in the qualitative exploratory approach, since it allows the interpretation of the reality of the investigated environment, and it is concern about the process and not the quantification of data. Five professionals who work for the prefecture in the city of Bauru participated in this study and they graduated in the third module of the continuing education of the department of physical education from UNESP/Bauru, which occur in the second semester of 2010. The purpose of the present study was to identify the reasons why teachers who work for the prefecture in the city of Bauru look for the continuing education in physical education and explore their expectations and perception about the course. Considering the analysis presented in this study, we can observe that the search for continuing education based itself in issues such as: the confusion that exists between theory and practice, where the teachers exemplifies that, after their initial education, theory was not consistent with the real needs of their pedagogical practice; the entry of students younger and younger in the infant and fundamental education; the search for contents that answer the needs of psychomotor development of children between 2 and 5 years old and, at the same time, contents for the inclusion of children with special needs; as well as political pedagogical issues. Even though the reasons presented in this research for the teachers to justify the search for the continuing education in physical education were of distinct natures, at the end we observed that the teachers had their expectations fulfilled, demonstrating that the course of continuing education can be a space of dialog...
Atualmente, observa-se um aumento significativo no descontentamento da população mundial em torno da educação, o que ergueu dúvidas sobre o atual sistema escolar e desencadeou um aumento forçoso de interesse sobre uma reforma educativa. O procedimento de investigação desta pesquisa apoia-se na abordagem qualitativa exploratória, uma vez que esta permite a interpretação da realidade do ambiente investigado, importando-se com o processo e não com a quantificação dos dados. Participaram deste trabalho cinco profissionais da rede municipal de ensino de Bauru e que cursaram o terceiro módulo do curso de formação continuada do departamento de educação física da UNESP/Bauru, que ocorreu no segundo semestre de 2010. O objetivo do presente estudo foi identificar as razões pelas quais professores da rede municipal da cidade de Bauru buscam o curso de formação continuada em educação física e explorar suas expectativas e percepção do curso. A partir das análises apresentadas neste trabalho, observou-se que a busca pela formação continuada apoia-se em questões como: a confusão existente entre teoria e prática, onde os professores exemplificaram que, após a formação inicial, a teoria não foi condizente com as reais necessidades de suas práticas pedagógicas; o ingresso de alunos cada vez mais novos no ensino infantil e fundamental; a busca por conteúdos que atendam as necessidades de desenvolvimento psicomotor das crianças na faixa etária entre 2 e 5 anos e, ao mesmo tempo, conteúdos para inclusão de crianças com necessidades especiais; bem como questões político-pedagógicas. Mesmo que os motivos nesta pesquisa apresentados pelos professores para justificar a busca pelo curso de formação continuada em educação física tenham sido de naturezas distintas, ao final observou-se que os professores foram atendidos em relação as suas expectativas, demonstrando que o curso de formação continuada pode ser espaço de..

Descrição

Palavras-chave

Professores alfabetizadores, Teoria crítica, Pedagogia critica, Aprendizagem, Disturbios da aprendizagem, Professores alfabetizadores - Formação, Lazer e educação, Reading teachers

Como citar

AGRIPINO, José Rafael Marcelino. Formação continuada: dialogando com os professores que atuam no ensino infantil e fundamental (Ciclo I) da rede municipal de Bauru/SP. 2011. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.