Educação infantil: o trabalho pedagógico com o processo evolutivo da noção de justiça

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Data

2015

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivos: efetuar a analise de três textos da literatura infantil com o intuito de evidenciar qual conceito de justiça permeia as ações das personagens e, a partir da analise, discutir sobre como o educador pode utilizar este recurso pedagógico visando a organização didática do trabalho com a evolução da sanção expiatória para a sanção por, no enredo do texto, reciprocidade. Deste modo, as reflexões foram feitas a partir do referencial teórico piagetiano sobre o desenvolvimento moral da criança e apresenta sugestões sobre como o educador pode preparar um ambiente adequado para tal intervenção pedagógica, partindo do dialogo sobre as intenções e julgamentos das ações das personagens

Descrição

Palavras-chave

Educação pre-escolar, Desenvolvimento moral, Justiça (Filosofia), Literatura infantojuvenil, Crianças - Formação

Como citar

ROMUALDO, Maria Betanho. Educação infantil: o trabalho pedagógico com o processo evolutivo da noção de justiça. 2015. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.