Educação infantil: o trabalho pedagógico com o processo evolutivo da noção de justiça
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Data
2015
Autores
Romualdo, Maria Betanho [UNESP]
Título da Revista
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Resumo
Esta pesquisa teve por objetivos: efetuar a analise de três textos da literatura infantil com o intuito de evidenciar qual conceito de justiça permeia as ações das personagens e, a partir da analise, discutir sobre como o educador pode utilizar este recurso pedagógico visando a organização didática do trabalho com a evolução da sanção expiatória para a sanção por, no enredo do texto, reciprocidade. Deste modo, as reflexões foram feitas a partir do referencial teórico piagetiano sobre o desenvolvimento moral da criança e apresenta sugestões sobre como o educador pode preparar um ambiente adequado para tal intervenção pedagógica, partindo do dialogo sobre as intenções e julgamentos das ações das personagens
Descrição
Palavras-chave
Educação pre-escolar, Desenvolvimento moral, Justiça (Filosofia), Literatura infantojuvenil, Crianças - Formação
Como citar
ROMUALDO, Maria Betanho. Educação infantil: o trabalho pedagógico com o processo evolutivo da noção de justiça. 2015. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.