A participação da família como fator de influência no rendimento escolar de estudantes do ensino fundamental

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Data

2015

Autores

Bocces, Marina Tomitan [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This project aimed to determine whether there is a relationship between family involvement and academic performance of elementary school students. For this the records of a group of 30 students of the 5th year of elementary school in a public school in the city of Rio Claro, 15 students with adequate school performance and 15 underperforming were studied. Parent participation in meetings and convocations from the school, grades of the general academic performance of students, the results of the questionnaire called Resource Inventory Home Environment (RAF): analysis of the following aspects was performed. Data were analyzed quantitatively and qualitatively, and then described in relation to its absolute frequency (N) and relative (%) by means of a statistical analysis. Data analysis has shown that there are differences between the groups. Students with adequate performance have greater access to various types of reading, more books available at home than students of unsatisfactory performance. Regarding parental supervision, 80% of the group's performance is adapting to check the school supplies and 93% offer and charge punctuality in time to go to school. The group is underperforming 53% respectively 67% for the same variables. Overall, the data allowed us to infer that the constant and active presence of parents in the student's life provides further integration and development of their learning within the school environment. Their presence, along with the material resources available within the family, provides a love of reading and familiarization with the same, which influences the performance. In particular, the provision of reading proved to be one of the biggest aspects that differ from the group of proper performance of the group of poor performance, highlighting the importance of free access to books and materials bearers' text
Este projeto teve como objetivo verificar se há relação entre a participação da família e o desempenho acadêmico de alunos do ensino fundamental. Para isso foram estudados os prontuários de um grupo de 30 alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Rio Claro, sendo 15 alunos com adequado desempenho escolar e 15 com insatisfatório desempenho. Foi realizada análise dos seguintes aspectos: participação dos pais nas reuniões e convocações da escola, as notas do desempenho acadêmico geral dos alunos, os resultados do questionário denominado Inventário de Recursos do Ambiente Familiar (RAF). Os dados coletados foram analisados quantitativamente e qualitativamente sendo descritos em relação a sua freqüência absoluta (N) e relativa (%) por meio de uma análise estatística. A análise dos dados permitiu verificar que existem diferenças entre os grupos. Os alunos de desempenho adequado possuem maiores acesso a diversos tipos de leitura, tendo mais livros disponíveis em sua casa do que os alunos de desempenho insatisfatório. Em relação à supervisão dos pais, 80% do grupo de adequando desempenho fazem a verificação do material escolar e 93% orientam e cobram a pontualidade no horário de ir para a escola. O grupo de desempenho insatisfatório tem respectivamente 53% 67% para as mesmas variáveis. De maneira geral, os dados permitem inferir que a presença constante e ativa dos pais na vida do aluno proporciona uma maior integração e desenvolvimento de seu aprendizado dentro do ambiente escolar. Essa presença, juntamente com os recursos materiais oferecidos no contexto familiar, constroem o gosto pela leitura e a familiarização com a mesma, o que influencia o desempenho. Em particular, a oferta de leitura mostrou ser um dos maiores aspectos que diferem o grupo de adequado desempenho do grupo de desempenho insatisfatório, evidenciando a importância do livre acesso aos livros e materiais...

Descrição

Palavras-chave

Ensino fundamental, Rendimento escolar, Educação - Participação dos pais, Desempenho nas crianças, Educação, Aprendizagem

Como citar

BOCCES, Marina Tomitan. A participação da família como fator de influência no rendimento escolar de estudantes do ensino fundamental. 2015. 65 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.