Imagem corporal e ginastas: pesquisas e publicações no Brasil. -

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Penatti, Tahísa Perez [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The present study emerged from discussions of the Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicos em Ginástica (GEPPEGIN), from UNESP/RC, and had the intention to understand and analyze the existence and discussions on Body Image and Gymnasts in researches and publications over the last decade (2003-2013) in Brazil. Body image refers to the mental representation of the body, structured according to the world. It is known that cultural and social pressures have been imposing an ideal body model and generating consequences as body dissatisfaction. Therefore, this study aims discuss the body image of Artistic and Rhythmic gymnastics' athletes. The choice of these modalities is justified by the fact that they are directly related to body image, especially the issue of the necessity of low body weight, beyond the relationship of complex movements and the need of good body awareness (BERRY; HOWE, 2000; KERR et al., 2006). For the development of this qualitative research, a documentary survey were conducted over the last decade (2003-2013) on Body Image and Gymnasts, focusing on researches of strictosensu postgraduate programs, recognized by CAPES, and scientific papers published in journals indexed in Brazil and classified in Physical Education Qualis. For categorization of information related to the theme, was used the organization by the units of analysis proposed by Laville and Dionne (1999). Based on the studies analyzed, perceive a dissatisfaction with body image to most participants from all studies, being athlete or nonathlete. Vieira and colleagues (2009) assume that the body pattern required for performance on competitive Gymnastics is close to the aesthetics of slim body served as body pattern for girls/teenager
O presente trabalho de conclusão de curso originou-se a partir de discussões do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicos em Ginástica (GEPPEGIN) da Unesp/RC e teve o propósito de conhecer e analisar a existência e as discussões sobre Imagem Corporal e Ginastas em pesquisas e publicações na última década (2003-2013) no Brasil. A imagem corporal refere-se à representação mental do corpo, estruturada de acordo com o mundo. É sabido que pressões culturais e sociais vêm impondo um modelo de corpo ideal e gerando consequências como a insatisfação corporal. Assim, este estudo tem o propósito de discutir a imagem corporal de atletas de Ginástica Artística e Rítmica. A escolha por estas modalidades justifica-se pelo fato destas relacionarem-se diretamente com a Imagem Corporal, principalmente pela questão da necessidade do baixo peso corporal, além da relação de movimentos complexos e da necessidade de uma boa percepção corporal (BERRY; HOWE, 2000; KERR et al., 2006). Para o desenvolvimento deste estudo qualitativo foi realizada uma pesquisa documental da última década (2003- 2013) sobre o tema Imagem Corporal e Ginastas, com foco em pesquisas oriundas de programas de pós-graduação stricto sensu, reconhecidos pela Capes e, artigos científicos, publicados em periódicos indexados no Brasil e classificados no Qualis da Educação Física. Para categorização das informações relacionadas à temática utilizou-se a organização por unidades de análise proposta por Laville e Dionne (1999). Com base nos estudos analisados, percebe-se uma insatisfação com a imagem corporal com a maioria das participantes de todos os estudos, sendo atleta ou não atleta. Vieira e colaboradores (2009) supõem que o padrão corporal exigido para o desempenho no ambiente da ginástica competitiva esteja próximo da estética delineada de corpo magro veiculado como o padrão corporal da menina/ adolescente

Descrição

Palavras-chave

Ginástica, Imagem corporal, Publicações cientificas - 2003-2013, Brasil

Como citar

PENATTI, Tahísa Perez. Imagem corporal e ginastas: pesquisas e publicações no Brasil. -. 2014. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.