O ensino de física e a curiosidade epistemológica: o uso de experimentos de eletricidade em atividades educacionais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Martins, Ana Claudia Melito [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

We analyzed with this work the importance of using experiments in the classroom, especially the low-cost experiments for better learning of Physics, discussing the context where this discipline is inserted, which in general, has been presented to students in a traditional, mechanistic way. We worked with the electrostatic theme and low cost didactic experiments, focusing on the pizza electrophorus. About the handling of this experiment, we can see the surprise and curiosity in students, depending on how it is used in didactic activities in order to make it meaningful to the student. We discussed how the curiosity can be harnessed in the classroom, the types of curiosity according to Freire, how to overcome the curiosity to become epistemological, the physics involved in the experiment and the teacher's role in this context
Analisamos com esse trabalho a importância de se utilizar experimentos em sala de aula, em especial os experimentos de baixo custo, para uma melhor aprendizagem de Física, discutindo o contexto em que essa disciplina esta inserida, que em geral, vem sendo apresentada aos estudantes de maneira tradicional e mecanicista. Trabalhamos com o tema eletrostática e com experimentos didáticos de baixo custo, tendo como foco o Eletróforo de pizza. Sobre a manipulação desse experimento, podemos perceber a surpresa e curiosidade nos alunos, dependendo de como o mesmo é utilizado em atividades didáticas, de forma a torná-lo significativo ao aluno. Discutimos como a curiosidade pode ser aproveitada em sala de aula, os tipos de curiosidade segundo Freire, como superar a curiosidade para se tornar epistemológica, a Física envolvida no experimento e o papel do professor nesse contexto

Descrição

Palavras-chave

Física - Estudo e ensino, Eletrostatica, Ensino - Meios auxiliares

Como citar

MARTINS, Ana Claudia Melito. O ensino de física e a curiosidade epistemológica: o uso de experimentos de eletricidade em atividades educacionais. 2014. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.