Os indicadores da qualidade na educação infantil e sua aplicabilidade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015

Autores

Rovero, Greice Helena [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este estudo teve como objetivo experiênciar a aplicabilidade dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, documento elaborado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 2009, por meio da Secretaria de Educação Básica e em parceria com a ação Educativa, a Fundação ORSA, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Observamos a possibilidade de utilização na avaliação de uma escola de educação infantil e sua contribuição para a efetiva melhoria da qualidade do ensino da instituição. Utilizamos na realização da pesquisa, uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando como instrumentos de coleta de dados, os questionários e levantamento bibliográfico, em uma escola pública de Educação Infantil do município de Rio Claro/SP, onde aplicamos os indicadores da qualidade. Posteriormente os dados coletados foram analisados para análise e elucidação das possibilidades e desafios da aplicação dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantile também sua potencialidade como instrumento de avaliação da qualidade da escola

Descrição

Palavras-chave

Avaliação educacional, Educação de crianças, Indicadores educacionais, Escolas - Organização e administração, Rio Claro (SP)

Como citar

ROVERO, Greice Helena. Os indicadores da qualidade na educação infantil e sua aplicabilidade. 2015. 84 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.