Proposta de adequação à construção sustentável: tecnologias e alternativas para instituições de ensino

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-03-23

Autores

Oliveira, Debora Negri de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Due to the huge impact negative on the environmental caused by the civil construction, the university plays a majorital role in the proposal of studies and projects that aim the sustainable building. Nowadays, it has been noted the great demand for projects which contain a systemic focus in the tripod of the sustainable development, that is to say, more and more the consumers are demanding that the final result of a project contemplate the social, economic and environmental areas. According to the National Industry Confederation (CNI) and the Brazilian Chamber of the Industry and the Construction (CBIS), the goal for 2020 is that the constructions have an environmental performance 20% higher in comparison to the actual one, starting with an index defined by many indicators, such as: water consumption, energy, residues generation and social-environmental performance of the bought products. In this case, the theme of the project comes around the adequation of scholar institutions to the sustainable construction through simple changes of tecnologies and habits aiming the growth of the environmental eficiency of the enterprise and, consequently, the improve of sustainable practices inside the institution. Once the change is proposed, it will be furnished datas liable of reproduction for the adequation of others scholar institutions, according to it's necessity or interest. After the realization of the studies, it was possible to notice that the environmental performance of a scholar institution can be improved through the implantation of tecnologies of fast return in the investment, such as: flow reducers, rain water reuse system, green roof, retrofit of lamps and execution of a photovoltaic system. Besides the fast return of investment, the monthly economy of the applied tecnologies combined can reach 75% when compared to the actual spending with water and electric energy
Devido ao grande impacto negativo ao meio ambiente ocasionado pela construção civil, a universidade apresenta um papel primordial na proposição de estudos e projetos que visem à construção sustentável. Hoje em dia, nota-se a enorme demanda acerca de projetos que tenham um enfoque sistêmico ao tripé do desenvolvimento sustentável, ou seja, cada vez mais os consumidores estão exigindo que o resultado final de um projeto contemple os âmbitos: social, econômico e ambiental. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIS), a meta para 2020 é que as obras tenham desempenho ambiental 20% superior em relação às atuais, a partir de um índice definido por diversos indicadores, tais como: consumo de água, energia, geração de resíduos e desempenho socioambiental dos produtos comprados. Sendo assim, a temática do projeto gira em torno da adequação de instituições de ensino à construção sustentável através de mudanças simples de tecnologias e hábitos visando o aumento da eficiência ambiental do empreendimento e, consequentemente, a melhoria das práticas sustentáveis dentro da instituição. Uma vez proposta essa mudança, serão fornecidos dados passíveis de reprodução para a adequação de outras instituições de ensino conforme necessidade e/ou interesse das mesmas. Após estudos realizados, foi possível notar que o desempenho ambiental de uma instituição de ensino pode ser elevado através da implantação de tecnologias de rápido retorno no investimento tais como redutores de vazão, sistema de aproveitamento de água da chuva, telhado verde, retrofit de lâmpadas e execução de um sistema fotovoltaico. Além do rápido retorno do investimento, a economia mensal das tecnologias aplicadas em conjunto pode chegar a 75% quando comparado com o gasto atual em água e energia elétrica. Palavras-

Descrição

Palavras-chave

Engenharia civil - Impactos ambientais, Desenvolvimento sustentável, Construção sustentável, Tecnologia, Universidades e faculdades

Como citar

OLIVEIRA, Debora Negri de. Proposta de adequação à construção sustentável: tecnologias e alternativas para instituições de ensino. 2015. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Engenharia Ambiental) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2015.