Uma pesquisa didático-epistemológica na formação inicial em ciências biológicas: como a evolução forjou a grande quantidade de criaturas que habitam o nosso planeta?

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-01-22

Autores

Oliveira, Thais Benetti de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This work was based mainly in an attempt to articulate the Epistemology and the teaching of Biology: How to enable the epistemic parth of a concept is a workable didadctic possibility and potential for systemic approach to this concept? Biology's knowledge is systemic and integrated. Thus, the nature of biological concepts underlying a plurality of synergistic interactions and contingencies and unforeseen properties, engendered by a network of actions that occur in both celular and/or molecular level as in body or ecologic which prevents the reductionism of empirical research and/ or teaching and theoretical perspectives that ratify the tendency to melecularisation of biological phenomena. These reductionist, characterization of biological knowledge is the key of a contemporary epistemic debate about biological evolution. This process -statement as a major paradigm of biological evolution - is represented, in most cases, both in the classroom, and in textbooks by Modern Synthesis. For this theory, evolutionary phenomena is primarily designed from the molecular bias and natural selection understood as main evolutionary mechanism, providing explanations for both gradual changes identified in populations over evolutionary time and/or sudden organic innovations. Our aim was to move theoretica and empirically between different evolutionary contexts - Darwin to considerations of Synthesis Expandida - without obliterate with the assumptions consolidated by the Modern Synthesis, but presenting (re) theoretical ans empirical settings, especially concerning the origin of new forms and participation of ontogenic process and environment in evolutionary specifications. This epistemic route is a possibility or pluralist characterizations for evolution, and we discuss the (de) syncheonization between the theoretical and empirical research and accrued gaps by this relationship. our main questions were How evolution forget all existing organic...
O nosso trabalho fundamentou-se, principalmente eem uma tentativa de articulação entre a Epistemologia e a Didática da Biologia: como viabilizar que o percurso epistêmico de um conceito seja uma possibilidade didática exequível e potencial para abordagem sistêmica desse conceito? A biologia é uma ciência de natureza sistêmica e integrada. Dessa forma, a natureza dos conceitos biológicos subjaz uma pluralidade de interações sinérgicas e propriedades contingenciais e imprevistas, engendradas por uma rede de ações que ocorrem tanto em nível celular e/ou molecular como em nível de organismo ou ecológico- o que inviabiliza o reducionismo das pesquisas empíricas e/ou perspectivas didáticas e teóricas que ratificam a tendência à molecuarização dos fenômenos biológicos. Essas caracterizações reducionistas do conhecimento biológico são parte fulcral de um debate epistêmico contemporâneo sobre a evolução biológica. Esse processo - enunciado como eixo unificador do conhecimento biológico - é representado na maior parte dos casos, tanto nas salas de aula, quanto nos livros didáticos de Ensino Básico e Superior pela Teoria Sintética. Para essa teoria, os fenômenos evolutivos são concebidos principalmente a partir do viés molecular e a seleção natural entendida como principal mecanismo evolutivo, propiciado tanto as mudanças graduais identificadas nas populações ao longo do tempo evolutivo quanto as inovações morfológicas e/ou orgânicas repentinas. Nosso intuito foi transitar teórica e empiricamente entre diferentes contextos evolutivos - de Darvin até as considerações sobre Síntese Expandida - sem obliterar com os pressupostos consolidados pela Teoria Sintética, mas apresentando (re) configurações teóricas e empíricas, principalmente referentes à origem de novas formas e a participação do processo ontogenérico e do ambiente nas especificações evolutivas. Enxergamos a partir desse percurso...

Descrição

Palavras-chave

Biologia, Ensino, Epistemologia, Evolução, Biology

Como citar

OLIVEIRA, Thais Benetti de. Uma pesquisa didático-epistemológica na formação inicial em ciências biológicas: como a evolução forjou a grande quantidade de criaturas que habitam o nosso planeta?. 2015. 209 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2015.