Educação para o desenvolvimento sustentável: o papel da Universidade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Piato, Ronise Straiotto
Alves Rezende, Maria Isabel Rosifini
Lehfeld, Lucas de Souza
Fajardo, Renato Salviato [UNESP]
Alves Rezende, Maria Cristina Rosifini [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

The University is responsible for the stablishment of citizens with critical thinking, based on current concepts, capable of a dynamic and participative attitude in the community in which these professinals will be inserted. Education at environmental sustainability, permeated by the articulation among knowledge, social, and cultural phenomena, brings the challenge of incorporating skills, providing essential values not only for understanding the historical relations between human beings and the environment, but also to improving the quality of life. The “World Conference on Higher Education in the Twenty-first Century: Vision and Action" guides the educational process by its mission to train citizens professionals, highly informed, motivated, integrated and able to create a society based on love of humanity and wisdom. The balancing among the basic functions of teaching, research and extension within the University contributes to the student to take ownership of the construction of his own knowledge in a perspective of integral formation of the human being, aware of his social responsibility and policy for a society environmentally sound. This paper aims to, guided by literature review, present some considerations on the role of the University in education for environmental sustainability.
La Universidad es responsable por la formación de ciudadanos con pensamiento crítico, basado en los conceptos actuales, capaces de una actitud dinámica y participativa en la comunidad en la que se inserta. Educación para la sostenibilidad del medio ambiente permite la articulación entre el conocimiento y fenómenos sociales y culturales, trae consigo el reto de incorporar habilidades, proporcionando valores esenciales no sólo para la comprensión de las relaciones históricas entre los seres humanos y el medio ambiente, sino también a mejorar la calidad de vida. La "Conferencia Mundial sobre la Educación Superior en el Siglo XXI: Visión y Acción" guía el proceso educativo por su misión de formar ciudadanos profesionales, altamente informado, motivado, integrado y capaz de crear una sociedad basada en el amor de la humanidad y la sabiduría. El equilibrio entre las funciones básicas de docencia, investigación y extensión dentro de la Universidad contribuye al estudiante a tomar posesión de la construcción de su propio conocimiento, en una perspectiva de la formación integral del ser humano, consciente de su responsabilidad social y política de una sociedad el medio ambiente. Este trabajo pretende, guiada por revisión de la literatura, para presentar algunas consideraciones sobre el papel de la Universidad en la educación para la sostenibilidad ambiental.
A Universidade responde pela formação de cidadãos com pensamento crítico, fundamentado em conceitos atualizados, capazes de favorecer uma postura dinâmica e participativa deste profissional na comunidade na qual estará inserido. A educação para o desenvolvimento sustentável, permeada pela articulação entre o conhecimento e os fenômenos sociais e culturais, traz consigo o desafio de incorporar habilidades, conferindo valores indispensáveis não só para o entendimento das relações históricas entre o ser humano e o ambiente, como também para a melhoria da qualidade de vida. A “Declaração Mundial sobre a Educação Superior para o Século XXI - Visão e Ação” pauta o processo educativo por sua missão em formar profissionais cidadãos, altamente esclarecidos, motivados, integrados e aptos a criarem uma sociedade fundamentada no amor à humanidade e na sabedoria. O equilíbrio entre as funções básicas de ensino, pesquisa e extensão dentro da Universidade concorre para que o educando se aproprie da construção de seu próprio conhecimento em uma perspectiva de formação integral do ser humano, ciente de sua responsabilidade social e política em prol de uma sociedade ambientalmente saudável. O presente trabalho tem o objetivo de, orientado pela revisão de literatura, construir algumas considerações sobre o papel da Universidade na educação para a sustentabilidade

Descrição

Palavras-chave

Universities, Education, higher, Education, environmental, Universidades, Educación superior, Educación ambiental, Universidades, Educação superior, Educação ambiental

Como citar

Archives of Health Investigation, v. 3, n. 6, p. 41-45, 2014.