Um microfone às formigas: crimes, narrativas e História
Carregando...
Data
2010
Autores
Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Some remarks on how Cultural History has been used in Mathematics Education are the main focus of this paper. It tries to discuss, basically, three works (In Cold Blood, by Truman Capote; O crime do restaurante chinês, by Boris Fausto; and Os protagonistas anônimos da História, de Ronaldo Vainfas) in order to present some perspectivas about narratives and textual elaboration in the field of Historiography.
O principal foco deste artigo é a discussão sobre como a História Cultural tem sido utilizada por pesquisadores que, em Educação Matemática, realizam investigações de natureza historiográfica. Parte-se de três obras (A sangue frio, de Truman Capote; O crime do restaurante chinês, de Boris Fausto e Os protagonistas anônimos da História, de Ronaldo Vainfas) para apresentar algumas perspectivas alternativas de trabalho com as narrativas e com a elaboração textual no campo da historiografia.
O principal foco deste artigo é a discussão sobre como a História Cultural tem sido utilizada por pesquisadores que, em Educação Matemática, realizam investigações de natureza historiográfica. Parte-se de três obras (A sangue frio, de Truman Capote; O crime do restaurante chinês, de Boris Fausto e Os protagonistas anônimos da História, de Ronaldo Vainfas) para apresentar algumas perspectivas alternativas de trabalho com as narrativas e com a elaboração textual no campo da historiografia.
Descrição
Palavras-chave
Cultural History, Narratives, Historiography, Mathematics Education, História cultural, Narrativas, Historiografia, Educação Matemática
Como citar
Vidya, v. 29, n. 1, p. 35-47, 2010.