Registrar oralidades, analisar narrativas: sobre pressupostos da História Oral em Educação Matemática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010

Autores

Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

The discussion about some features of the general framework which allows the use of Oral History in Mathematics Education is the main theme of this paper. Also the conception about what Oral History is, its theoretical baskgrounds, some of its purposes and the range of its results to Math Education research community are considered, as well the link between such method and the narratives, focusing what narratives are and how narratives can be analysed. A brief description of specific themes and researches developed in such approach, in Brazil, ends this article.
O artigo apresenta alguns princípios que têm regido as investigações do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática. As concepções sobre História Oral, seus pressupostos, propostas e alcance são tematizados, bem como são considerados, dada a aproximação visceral entre esse método e as narrativas, aspectos sobre como têm sido concebidas as elaborações textuais escritas através de fontes orais e sobre como tem sido exercitada a análise das narrativas. Um panorama geral dos temas de pesquisa desenvolvidos neste cenário encerra o texto.

Descrição

Palavras-chave

Oral history, Narratives, Mathematics educaction, História oral, Narrativas, Educação matemática

Como citar

Ciências Humanas e Sociais em Revista, v. 32, n. 2, p. 29-42, 2010.