A produção do conhecimento na área do lazer: uma análise sobre as temáticas formação e atuação profissional nos Anais do Enarel de 1997 a 2006

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Data

2010

Autores

Stoppa, Edmur Antonio
Isayama, Helder Ferreira
Uvinha, Ricardo Ricci
Silva, Luciene Ferreira da [UNESP]
Delgado, Mônica
Capi, André Henrique Chabaribery
Steidle, Andréia Aparecida
Silva, Débora Alice Machado
Couto, Hergos Ritor Fróes de
Trevisan, Karina

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Resumo

The present study’s aim was to check the academic-scientific productions conveyed in the several versions of the National Meeting on Recreation and Leisure (Enarel) to find out what courses have been taken within the studies on leisure regarding professional education and performance. Through literature review, the study adopted a qualitative methodology and its method was an exploratory study of the period ranging from 1997 to 2006. One hundred and thirty six works (oral communications or free subjects) were analyzed in a quali-quantitative approach. Results show that 50% of the works were produced collectively; as to the institutions, 77.02% of them were linked to academic institutions; regarding methodology, it was found that 58% explicitly presented the kind of research performed, and the most used methods were the “comparative studies”, with 26.11%, followed by “case studies”, with 14.17%.
O objetivo do presente estudo foi verificar nas produções acadêmicocientíficas, veiculadas nas diversas versões dos anais do Encontro Nacional de Recreação e Lazer (Enarel), quais rumos têm sido tomados nos estudos do lazer, em relação à temática “formação e atuação profissional”. A metodologia adotada foi do tipo qualitativo, a partir de pesquisa bibliográfica, tendo como método o estudo exploratório do período de 1997 a 2006. Foram analisados 136 trabalhos (comunicações orais ou temas livres), em uma abordagem quali-quantitativa. Os resultados mostraram que 50% dos trabalhos foram feitos de forma coletiva; em relação às instituições, 77,02% dos trabalhos são ligados a instituições acadêmicas; quanto à metodologia, foi possível verificar que 58% apresentam explicitamente o tipo de pesquisa e os métodos mais utilizados foram os “estudos comparativos”, com 26,11%, seguidos pelos “estudos de caso”, com 14,17%.

Descrição

Palavras-chave

Leisure activities, Professional practice, Professional competence, Atividades de Lazer, Prática Profissional, Competência Profissional

Como citar

Licere, v. 13, n. 02, p. n 1-22, 2010.