Análise experimental da resistência à corrosão e da velocidade de corrosão: uma proposta pedagógica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Vaz, Ednilson Luiz Silva
Assis, Alice [UNESP]
Codaro, Eduardo Norberto [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

In this work it is proposed the use of a chemical activity, in which a corrosion process occurs, aiming to provide to the student relationship among the learning concepts and corrosion phenomena that occur everyday. It is suggested that the experiment development is based on Vygotsky theory, so that students work in groups, which may facilitate social interaction among students and results discussion among groups under professor guidance. This proposal can provide the involved concepts learning, as well as student training such as a critical and reflexive individual.
Neste trabalho, propomos a utilização de uma atividade experimental de química, em que ocorre um processo de corrosão, com o objetivo de propiciar ao aluno a articulação entre os conceitos trabalhados e os fenômenos de corrosão que acontecem no seu cotidiano. Sugerimos que o desenvolvimento do experimento seja fundamentado na teoria de Vygotsky, de modo que os alunos trabalhem em grupos, o que pode viabilizar a interação social entre os estudantes e a discussão dos resultados entre os grupos sob a orientação do professor. Essa proposta pode propiciar a aprendizagem dos conceitos envolvidos, bem como a formação do aluno como indivíduo crítico e reflexivo.

Descrição

Palavras-chave

Chemistry education, Corrosion, Social interaction, Ensino de química, Corrosão, Interação social

Como citar

Química Nova na Escola, v. 33, n. n.1, p. 61-64, 2011.