Jornalismo e meio ambiente: a contribuição dos meios de comunicação e o conceito de sustentabilidade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Campos, Pedro Celso [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

This article is a reflection about the contribution the social communication media can provide to the public debate about the environmental concerns. The Agenda XXI and several other UN documents call to the need to inform and educate the society. On the other hand, the Communication theories always have in common the imperative of the emitter to be understood by the recipient, in such a way that they can become change agents and not only observers. The first step is, therefore, to study the environmental question, adequately focus the theme and convey clarification. It is not what happened, for instance, with some technical concepts from the area, in particular sustainability, that came about in the 70 s to guide public policies at the service of the life preservation and specially, future and today, utilized even as a parameter of preservation of profit and advantage resulting from exploitation of nature.Key-Words Theory of Communication - Environmental Sustainability MCM
La contribución de los medios de comunicación y el concepto de sostenibilidadResumen: Este trabajo es una reflexión sobre la contribución que los medios de comunicación pueden aportar a un debate público sobre los problemas ambientales. Agenda XXI y varios otros documentos de la ONU llaman la atención sobre la necesidad de informar y educar a la sociedad. Por otra parte, las teorías de comunicación siempre tienen en común la necesidad imperiosa de que el emisor hagase entender por los beneficiarios, para que puedan ser agentes de cambio y no sólo observadores pasivos. El primer paso es, pues, estudiar el tema del medio ambiente, bien guiado el tema y llevar a la iluminación. No es lo que sucede, por ejemplo, con algunos conceptos técnicos de la zona, destacando la sostenibilidad, que apareció en los años 70 para orientar las políticas gubernamentales que promuevan la preservación de la vida presente y, sobre todo, futura, y hoy en dia, incluso, se utiliza como parámetro para preservar los beneficios y las ventajas derivadas de la explotación de la naturaleza. Palabras clave - Teoría de la Comunicación - Sostenibilidad ambiental - MCMIntrodução
Este artigo é uma reflexão sobre a contribuição que os meios de comunicação social podem dar ao debate público sobre os problemas ambientais. A Agenda XXI e vários outros documentos da ONU chamam atenção para a necessidade de informar e conscientizar a sociedade. Por outro lado, as Teorias da Comunicação têm sempre em comum o imperativo do emissor se fazer entender pelos receptores, de tal modo que eles possam ser agentes da mudança e não apenas passivos observadores. O primeiro passo, portanto, é estudar a questão ambiental, pautar adequadamente o tema e levar esclarecimento. Não é o que ocorre, por exemplo, com alguns conceitos técnicos da área, destacando-se o de “sustentabilidade”, surgido nos anos 70 para nortear políticas públicas a serviço da preservação da vida presente e, principalmente, futura, e, hoje, utilizado até mesmo como parâmetro de preservação dos lucros e das vantagens resultantes da exploração da natureza

Descrição

Palavras-chave

Theory of communication, Environmental sustainability, MCM, Teoría de la comunicación, Sostenibilidad ambiental, MCM, Teoria da comunicação, Sustentabilidade ambiental, MCM

Como citar

Eptic, v. 13, n. 3, p. 01-18, 2011.