A criança difícil do século algumas configurações do esporte no velho e no novo milênio
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2011
Autores
Marques, José Carlos [UNESP]
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
The purpose of this article is through a brief review of some studies about the sport, check that the commodification of sporting activity, a process intensified in the late twentieth century, would corrupt its secularized and playful essence. In this sense, it discusses how athletes have left the "love for the shirt", and the sport, his romantic practice in exchange for the interests of advertisers and investors.
El propósito de este artículo es, a través de una breve revisión de algunos estudios sobre el deporte, ver cómo la mercantilización de la actividad deportiva, un proceso que se intensificó en el siglo XX, habría corrompido su carácter lúdico y secular. En este sentido, se analiza cómo los atletas han dejado el "amor de la camisa" y el deporte, su práctica romántico a cambio de los intereses de los anunciantes y los inversionistas.
A proposta deste artigo é, por meio de breve revisão de alguns estudos sobre o esporte, verificar se a mercantilização da atividade esportiva, num processo intensificado no final do século XX, teria corrompido sua essência lúdica e secularizada. Discute-se o quanto atletas teriam abandonado o “amor à camisa”, e o esporte, sua prática romântica, em troca dos interesses de anunciantes e investidores.
El propósito de este artículo es, a través de una breve revisión de algunos estudios sobre el deporte, ver cómo la mercantilización de la actividad deportiva, un proceso que se intensificó en el siglo XX, habría corrompido su carácter lúdico y secular. En este sentido, se analiza cómo los atletas han dejado el "amor de la camisa" y el deporte, su práctica romántico a cambio de los intereses de los anunciantes y los inversionistas.
A proposta deste artigo é, por meio de breve revisão de alguns estudos sobre o esporte, verificar se a mercantilização da atividade esportiva, num processo intensificado no final do século XX, teria corrompido sua essência lúdica e secularizada. Discute-se o quanto atletas teriam abandonado o “amor à camisa”, e o esporte, sua prática romântica, em troca dos interesses de anunciantes e investidores.
Descrição
Palavras-chave
Sports, Mass culture, Industrial revolution, Sociology of sport, Deportes, Cultura de masas, Revolución industrial, Sociología del deporte, Esporte, Cultura de massa, Revolução industrial, Sociologia do esporte
Como citar
Comunicação, Mídia e Consumo, v. 8, n. N 21, p. 93-112, 2011.