Recontando o recontado
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2011
Autores
Salzedas, Nelyse Apparecida Melro [UNESP]
Paccola, Rivaldo Alfredo [UNESP]
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
There are some titles that, under a stealthy look, cause unrest and stir with our imagination. The text by Ana Maria Machado - Point to point - and the topic of a meeting at the University of Brasilia - READ: reading, teaching and reception - intertextualized in the act of reading are sufficiently provocative. Then, from them can emerge a form of ripping, as with a scalpel in a sheet of blank paper and drawing with the word. In this way of thinking, we may write our text, beginning by quoting an essay of Glawinski (1977), in which the author says that literary criticism has only recently become interested in reading, either as an object of reflection, or as a descriptive tool.
Há alguns títulos que, sob um furtivo olhar, provocam inquietação e mexem com nossa imaginação (rimou?). O texto de Ana Maria Machado – Ponto a ponto – e o tema de um encontro na Universidade de Brasília – LER: leitura, ensino e recepção – intertextualizam-se no ato da leitura e são suficientemente provocadores. Então, deles pode surgir uma operação de rasgar, como o bisturi, em uma folha de papel em branco e desenhá-la com a palavra. Como diz Ziraldo (2005), palavra tem dois radicais: pa+lavra, que lembram o instrumento, a ferramenta, o trabalho (pá) e ouro, pedra preciosa, mina (lavra), pois criam, comunicam e registram ideias. E assim pensando, passamos a redigir nosso texto, começando por citar um ensaio de Glawinski (1977), no qual diz o autor que a crítica literária só muito recentemente tem se interessado pela leitura, quer como objeto de refle- xão, quer como instrumento descritivo.
Há alguns títulos que, sob um furtivo olhar, provocam inquietação e mexem com nossa imaginação (rimou?). O texto de Ana Maria Machado – Ponto a ponto – e o tema de um encontro na Universidade de Brasília – LER: leitura, ensino e recepção – intertextualizam-se no ato da leitura e são suficientemente provocadores. Então, deles pode surgir uma operação de rasgar, como o bisturi, em uma folha de papel em branco e desenhá-la com a palavra. Como diz Ziraldo (2005), palavra tem dois radicais: pa+lavra, que lembram o instrumento, a ferramenta, o trabalho (pá) e ouro, pedra preciosa, mina (lavra), pois criam, comunicam e registram ideias. E assim pensando, passamos a redigir nosso texto, começando por citar um ensaio de Glawinski (1977), no qual diz o autor que a crítica literária só muito recentemente tem se interessado pela leitura, quer como objeto de refle- xão, quer como instrumento descritivo.
Descrição
Palavras-chave
Nelyse Salzedas, Rivaldo Paccola, Nelyse Salzedas, Rivaldo Paccola
Como citar
Revista Poéticas Visuais, v. 2, n. 1, p. 107-109, 2011.