Contribuições da epistemologia e da história da ecologia para a formação de professores e pesquisadores

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2012

Autores

Brando, Fernanda da Rocha
Andrade, Mariana Bologna Soares de
Meglhioratti, Fernanda Aparecida
Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

In the biology’s teacher or researcher initial training it is relevant to understand the organization of biological knowledge and the ground in which this science was and is being built. In the beginning of 2006, the Group for Research in Epistemology of Biology (GPEB) dedicated to discuss issues related to the characterization of Biology as a specific area and the contributions of history and epistemology of biology to the teaching of biology. The aim of this paper is to present the Group's results in 2009, whose main focus in guided discussions about historical and epistemological aspects of ecology and the production of ecological science teaching sequences for secondary education.
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa empírica sobre os estudos realizados no Grupo de Pesquisa em Epistemologia da Biologia (GPEB) no ano de 2009, período no qual as atividades centraram-se em discussões sobre os aspectos históricos e epistemológicos da ecologia e na proposição de sequências didáticas para o ensino médio partindo dessa perspectiva. Os dados mostram que, a partir dos estudos desenvolvidos, os participantes do GPEB passaram a entender a ecologia como uma área composta de diferentes conhecimentos, teorias e conceitos. Também, que as dificuldades encontradas na elaboração de sequências didáticas, tendo como referência um modelo didático-epistemológico do conhecimento biológico, estão relacionadas ao modo de pensar e construir o conhecimento de forma articulada. As implicações desse estudo incidem sobre as práticas didáticas que não tratam articuladamente o conteúdo das ciências biológicas, assim como expõe a pertinência de espaços, durante a formação de professores e pesquisadores em biologia, nos quais possa ocorrer a discussão de conceitos científicos de forma integrada, contextualizada, considerando os processos históricos e epistemológicos na construção do conhecimento.

Descrição

Palavras-chave

Philosophy of biology, Biology teaching, History of ecology, Epistemology of ecology, Training of teachers and researchers in biology, Filosofia da biologia, Ensino de biologia, História da ecologia, Epistemologia da ecologia, Formação de professores e pesquisadores em biologia

Como citar

Filosofia e História da Biologia, v. 7, n. 2, p. 181-200, 2012.