Reflexões sobre o desenvolvimento da prática social e a produção e sistematização do conhecimento matemático

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2012

Autores

Giardinetto, José Roberto Boettger [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

The aim of this study is to reflect about the cultural aspects concerning Mathematics Education, from the relationship betwen the development of the social practice and the production and systematization of knowledge about Mathematics. Thus, in first instance, there is a reflection about the producton level of mathematics knowledge in diverse social contexts, facing the level of complexity of the investigated reality. In a second instance, considerations are made about the necessity of understanding the culture phenomenum, in a totalizing perspective and the implications facing the atomization of culture in researches of ethnographic aspects about the production of mathematics in specific social contexts.
O objetivo deste artigo é refletir sobre a questão cultural na Educação Matemática a partir da relação entre o desenvolvimento da prática social e a produção e sistematização do conhecimento matemático. Neste sentido num primeiro momento reflete-se sobre o nível de produção do conhecimento matemático em contextos sociais diversos em face ao nível de complexidade da realidade investigada. Em um segundo momento, tece-se considerações sobre a necessidade de se compreender o fenômeno da cultura numa perspectiva totalizadora e as implicações diante da atomização da cultura em pesquisas de caráter etnográfico sobre a produção da matemática em contextos sociais específicos.

Descrição

Palavras-chave

Marxism, Culture, Mathematics education, Scholastic mathematics, Marxismo, Cultura, Educação matemática, Matemática escolar

Como citar

REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, n. 11, p. 26-38, 2012.