Movimentos de um movimento: um estudo sobre os significados atribuídos ao escolanovismo e seus ritmos

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Data

2012

Autores

Souza, Luzia Aparecida de
Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]

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Resumo

Um conjunto de depoimentos coletados oralmente e de fontes escritas disponíveis no arquivo inativo de um antigo Grupo Escolar paulista é analisado em paralelo à literatura sobre o Movimento Escolanovista visando a compreender os modos como um ideário se impõe, no cotidiano das práticas escolares, num ritmo constante de avanços e resistências, alterações e manutenções. Ao mesmo tempo, defende-se que o Movimento Escolanovista – ou qualquer proposta educacional – não é um bloco maciço de significados fixos, mas uma leitura, uma mobilização, uma apropriação que, segundo os vários significados a ele atribuídos, implica a efetivação de algumas práticas no interior da escola.
A set of oral depositions and written sources of the archive of an old Primary School is analyzed in parallel to the literature about the New Education Movement in order to understand the ways in which a concept takes place in daily school practices, pointing out its moments of progress and resistance, alterations and maintenance. At the same time, it is argued that it is impossible to consider the New Education movement - or any educational proposal - as a solid block of fixed meanings. Instead, such proposals are readings, mobilizations, according to which some practices are created within the schooling system..

Descrição

Palavras-chave

New education, Elementary schools, Appropriation/mobilization, School practices, Mathematics education, Escola Nova, História da educação matemática brasileira, História oral, Educação matemática

Como citar

Educação Matemática Pesquisa, v. 14, n. 3, p. 481-506, 2012.