As demonstrações experimentais e suas implicações na motivação dos alunos para o aprendizado de conceitos científicos
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2012
Autores
Monteiro, Isabel Cristina de Castro
Sena, Galeno José de
Amorim, Carlos Eduardo da Silva
Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
As demonstrações experimentais são atividades de grande tradição na História da Ciência, sendo realizadas desde 1660 na Royal Society, por grandes expoentes da Física, com o objetivo de promover a divulgação dos conhecimentos científicos desenvolvidos.Com o objetivo de contribuir com a melhoria e o interesse dos alunos pelos estudos das Ciências Exatas, bem como a conscientização destes sobre conceitos relacionados à Energia e seu impacto sobre a sociedade e sobre o meio ambiente, temos realizado atividades de demonstrações experimentais, denominadas de “Show de Energia”, nas escolas públicas de Ensino Médio de cidades da Região de Guaratinguetá, interior do Estado de São Paulo. Em cada um dos shows realizados entrevistamos os alunos, através de um questionário estruturado, buscando avaliar o impacto dessa atividade na motivação dos estudantes para o aprendizado de conceitos científicos. Os resultados apontam para a grande influência que a realização dos shows tem exercido sobre a motivação dos estudantes.
Descrição
Palavras-chave
Energia, Ensino de ciência, Divulgação científica, Física
Como citar
Revista SODEBRAS, v. 7, n. 74, p. 3-5, 2012.