Públicos e meios de comunicação: a formação necessária para a interatividade
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2012
Autores
Andrelo, Roseane [UNESP]
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Technological innovations associated with the media made changes in the production, transmission and reception of mediatic messages. Among them, we highlight the convergence of media, and the consequent multimediality and the emergence of new possibilities of interactivity, allowing the audience to become increasingly active. But for that to happen properly, it is necessary to promote actions aimed to critical and creative use of media. Thus, this paper aims to refl ect on the need for literacy initiatives for the formation of publics, aiming what is considered a productive interactivity.
Inovações tecnológicas associadas aos meios de comunicação propiciaram mudanças na produção, transmissão e recepção de mensagens midiáticas. Entre elas, destacam-se a convergência de mídias, a consequente multimidialidade e o surgimento de novas possibilidades de interatividade, permitindo que o público torne-se cada vez mais ativo. Porém, para que isso aconteça de forma adequada, é necessário promover ações que visem ao uso crítico e criativo dos meios de comunicação. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo refl etir sobre a necessidade de ações de educação às mídias para a formação de públicos, visando o que se considera uma interatividade produtiva.
Inovações tecnológicas associadas aos meios de comunicação propiciaram mudanças na produção, transmissão e recepção de mensagens midiáticas. Entre elas, destacam-se a convergência de mídias, a consequente multimidialidade e o surgimento de novas possibilidades de interatividade, permitindo que o público torne-se cada vez mais ativo. Porém, para que isso aconteça de forma adequada, é necessário promover ações que visem ao uso crítico e criativo dos meios de comunicação. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo refl etir sobre a necessidade de ações de educação às mídias para a formação de públicos, visando o que se considera uma interatividade produtiva.
Descrição
Palavras-chave
Literacy, Media-education, Interactivity, Formation of publics, Educação às mídias, Mídia-educação, Interatividade, Formação de públicos
Como citar
Ciência Geográfica, v. 16, n. 2, p. 148-154, 2012.