Avaliação da orientação motivacional de metas na modalidade do futebol
Carregando...
Data
2013
Autores
Hirota, Vinicius Barroso
Marco, Ademir de
Verardi, Carlos Eduardo Lopes [UNESP]
Gomes, Reginaldo de Moura
França, Elias de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
This study aimed to evaluate and compare the motivational goals orientation of task and ego for students belonging to two distinct environments sports football, a Private School of Sport and Non-Governmental Organization (ONG), both located in the city of Osasco - SP. Through a descriptive research we applied a scale TEOSQ to a sample of 196 subjects of both sexes aged between 7 and 17 years (mean 11.16 +2.09) and the data were treated with the calculation of Alpha´s coefficient, mean, standard deviation, median, and the averages compared with the Mann-Whitney test. The results showed stability in the instrument with alpha of 0.78 and 0.68 for the task of self in school´s sport with an average of 4.28 of task and 2.40 of ego, since the ONG´s Alpha task was 0.74 and 0.60 of Alpha´s ego with an average of task and ego of 4.40 and 2.75 respectively. We conclude the tendency for task-oriented with students predisposed to overeat constantly, and reliability of the instrument.
O presente trabalho objetivou avaliar e comparar a orientação motivacional de meta para tarefa e ego de alunos pertencentes a dois ambientes esportivos distintos de futebol, uma Escola de Esporte Privada e uma Organização Não Governamental (ONG), ambos localizados na Cidade de Osasco - SP. Através de uma pesquisa descritiva aplicamos a escala TEOSQ, a uma amostra de 196 sujeitos de ambos os sexos de idade entre 7 e 17 anos (média 11,16+2,09) e os dados foram tratados com o calculo do Coeficiente Alfa, média, desvio padrão, mediana e comparadas as médias com o teste de Mann Whitney. Os resultados mostraram estabilidade no instrumento com Alfa de 0,78 para tarefa e 0,68 de ego na escola de esporte com média de 4,28 de tarefa e 2,40 de ego, já a ONG o Alfa de tarefa foi 0,60 e 0,74 de ego com média de tarefa de 4,40 e ego 2,75. Concluímos a tendência de orientação para tarefa com alunos predispostos a se superarem constantemente, e a fidedignidade do instrumento
O presente trabalho objetivou avaliar e comparar a orientação motivacional de meta para tarefa e ego de alunos pertencentes a dois ambientes esportivos distintos de futebol, uma Escola de Esporte Privada e uma Organização Não Governamental (ONG), ambos localizados na Cidade de Osasco - SP. Através de uma pesquisa descritiva aplicamos a escala TEOSQ, a uma amostra de 196 sujeitos de ambos os sexos de idade entre 7 e 17 anos (média 11,16+2,09) e os dados foram tratados com o calculo do Coeficiente Alfa, média, desvio padrão, mediana e comparadas as médias com o teste de Mann Whitney. Os resultados mostraram estabilidade no instrumento com Alfa de 0,78 para tarefa e 0,68 de ego na escola de esporte com média de 4,28 de tarefa e 2,40 de ego, já a ONG o Alfa de tarefa foi 0,60 e 0,74 de ego com média de tarefa de 4,40 e ego 2,75. Concluímos a tendência de orientação para tarefa com alunos predispostos a se superarem constantemente, e a fidedignidade do instrumento
Descrição
Palavras-chave
Evaluation, Soccer, Motivation, Goals orientation, Avaliação, Futebol, Motivação, Orientação de metas
Como citar
Motrivivência, ano XXV, n. 40, p. 67-79, 2013.