A legitimação das redes sociais como fonte para o jornalismo sob a perspectiva dos códigos padrões de narração

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Data

2013

Autores

Casadei, Eliza Bachega [UNESP]

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Resumo

From the study of the news, it is possible to notice a substantial and progressive increase in the number of reports that use social networks as a source for the composition of the news in recent years. This paper discusses precisely this process of legitimation of social networks as an authorized source for journalists from the perspective of the standards narration codes historically marked that journalists use to tell their stories, in a crossover between the ideas of Michel de Certeau, Paul Ricoeur and Roland Barthes. We will study the notion that this increase is due to a repositioning of journalistic values in vogue (who put those sources within the boundaries of acceptable) and has visible consequences in the writing and structuring of journalistic report as an enunciative technical.
A partir do estudo dos noticiários, é possível perceber um aumento sensível e progressivo no número de reportagens que utilizam as redes sociais como fonte para a composição das notícias nos últimos anos. O presente artigo busca discutir justamente esse processo de legitimação das redes sociais como fontes autorizadas a partir da perspectiva dos códigos padrões de narração historicamente marcados que os jornalistas utilizam para contar as suas estórias, em um entrecruzamento entre as ideias de Michel de Certeau, Paul Ricoeur e Roland Barthes. Estudaremos a noção de que esse aumento se deve a um reposicionamento dos valores jornalísticos em voga (que colocam essas fontes dentro das fronteiras do aceitável) e tem consequências visíveis na escrita e na estruturação do relato jornalístico enquanto técnica enunciativa.

Descrição

Palavras-chave

Reporting, Narrative, Social Networks, Sources, Legitimation, Reportagem, Narrativa, Redes Sociais, Fontes, Legitimação

Como citar

Ação Midiática - Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, v. 2, n. 5, p. 1-15, 2013.

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