Uma abordagem para gestão de conteúdos educacionais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Romo, Bernarda Cecibel Sandoval [UNESP]
Guilherme, Ivan Rizzo [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A utilização da Web como plataforma para a educação a distância (e-learning), tem sido uma das grandes alternativas para a educação em sala de aula tradicional. Embora esses sistemas sejam amplamente utilizados, existem limitações quanto à dificuldade de busca, integração e reuso dos materiais existentes. Neste contexto, neste trabalho é apresentada uma arquitetura multiagente para o desenvolvimento de sistemas Web semânticos para a gestão de conteúdos educacionais – SWSGC, onde de acordo com os requisitos do usuário são propostos os conteúdos educacionais (OAs) do curso. Tais conteúdos são recuperados de repositórios heterogêneos de OAs, anotados mediante padrões de metadados educacionais e ontologias de domínio. Esta arquitetura proposta visa automatizar atividades relacionadas à gestão de OAs tais como: a autoria de OAs, a autoria de curso, e a busca e a anotação semântica de OAs.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

Interciência & Sociedade, v. 3, n. 1, p. 73-80, 2014.