A escrita dialógica: investigando o relacionamento do sujeito com o próprio texto

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-08-14

Autores

Santos, Carla Andréia Thadei Nunes [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The aim of this study is to assess the relationship that students in 9th grade of elementary school set to the text that produce the so-called test writing, noting the possible traits that would show the dialectic construction of themselves as discursive subject and the consequent development of the representation the discursive functionality, so dialogue, the first language, in its written modality.Theoretical and methodologically grounded in sociointeractionist contribution of Vygotsky's guidance, and dialogism of Bakhtin, the study finds that, from a dialectical perspective, the subject and the language mutually constitute interlocutives processes. It is known from this that the kind of relationship that the speaker has with the language will determine the model of representation that builds on its functional dimension. Thus, besides the established relationship of nature, it's examine aspects of construction and issues involved in it, as factors that cause it and the degrees of textuality and discourse resulting. It is worth examining to what extent the composition test context appears as interlocutive, dialogic instance, by means of which that dialectic construction (not) occurs. How does this impact as the discursive constitution of the subject? The answer could be reflected even in nature, quality and level of commitment that the speaker apprentice firm with his text, defined such levels, dialogical parameters of writing, considered in interaction author-text-reader
O objetivo geral deste trabalho é examinar a relação que estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental estabelecem com o texto que produzem na chamada prova de redação, observando os possíveis traços que evidenciariam a dialética construção de si mesmos como sujeitos discursivos e da consequente elaboração da representação da funcionalidade discursiva, portanto, dialógica, da língua materna, em sua modalidade escrita.Teórico-metodologicamente fundamentado no aporte sociointeracionista, de orientação vygotskiana, e no dialogismo de Bakthin, o estudo considera que, sob uma perspectiva dialética, o sujeito e a linguagem se constituem mutuamente em processos interlocutivos. Sabe-se daí que o tipo de relação que o falante mantém com a língua será determinante do modelo da representação que constrói acerca da sua dimensão funcional. Assim, além da natureza da relação estabelecida, importa-nos examinar aspectos desta construção e questões nela implicadas, como fatores que a provocam e os graus de textualidade e de discursividade resultantes. Vale analisar em que proporção o contexto de prova de redação configura-se como instância interlocutiva, dialógica, por meio da qual aquela construção dialética (não) se dá. Qual o impacto disso na medida da constituição do sujeito discursivo? A resposta poderia refletir-se inclusive na natureza, na qualidade e no nível de comprometimento que o falante-aprendiz firma com o seu texto, definidos, tais níveis, por parâmetros dialógicos do ato de escrever, considerados na interação autor-texto-leitor

Descrição

Palavras-chave

Dialogismo (Análise literária), Ambiente de sala de aula, Análise do discurso, Redação, Prosa escolar, Dialogism (Literary analysis)

Como citar

SANTOS, Carla Andréia Thadei Nunes. A escrita dialógica: investigando o relacionamento do sujeito com o próprio texto. 2015. 107 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2015.