Tecendo redes entre Educação e Fonoaudiologia: formação colaborativa e práticas de ensino possíveis

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Data

2015-08-28

Autores

Masuyama, Paula Mieco Koizumi [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The dissertation was developed linked to the line of research Practices and Formative Processes in Education Program of Graduate Studies in Education at the Faculty of Science and Technology Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (FCT / UNESP). The discussions and academic research have shown that the results of external evaluations and numerous national and international documents point to the poor performance of Brazilian students in relation to learning and written language domain. There are many studies that attempt to relate the results, among other factors, to pedagogical practices, public policies and teacher education. Some questions arise like: How teachers define the problems of the written language and deal with them to teach students in the early years of Elementary school? What are the contributions and challenges of a proposed interdisciplinary work, between Speech Therapy and education, to help teacher in the construction of educational strategies that promote the acquisition of written language by the student? This study aimed to analyze the contribution and challenges of interdisciplinary work between Speech Therapy and education for teacher's education the early years of Elementary school about the problems of the written language. The research, qualitative study, research intervention type with nuances of constructive-collaborative model, it was developed through a teacher's education program, of a distance education, and had as collection instruments questionnaire and the narrative written produced by them...
A presente dissertação foi desenvolvida vinculada à linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP). As discussões e pesquisas acadêmicas têm evidenciado que os resultados das avaliações externas e dos inúmeros documentos nacionais e internacionais apontam para o fraco desempenho dos estudantes brasileiros no que se refere ao aprendizado e domínio da linguagem escrita. Há muitas alusões destes estudos que tentam correlacionar os resultados, entre outros fatores, às práticas pedagógicas, às políticas públicas e à formação docente. Diante disso, alguns questionamentos emergem, sendo eles: Como os professores definem os problemas de aprendizagem da linguagem escrita e lidam com eles para ensinar os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental? Quais as contribuições e desafios de uma proposta de trabalho interdisciplinar, entre a Fonoaudiologia e a Educação, para auxiliar o professor na construção de estratégias pedagógicas que favoreçam a aquisição da linguagem escrita pelo estudante? Este estudo teve como objetivo principal analisar a contribuição e os desafios do trabalho interdisciplinar entre a Fonoaudiologia e a Educação para a formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre os problemas de aprendizagem da linguagem escrita. A investigação, de natureza qualitativa, do tipo pesquisa intervenção com nuances do modelo construtivo-colaborativo, foi desenvolvida por meio de um programa de formação continuada de professores, na modalidade a distância, e teve como principais instrumentos de coleta de dados o questionário e as narrativas escritas produzidas por eles...

Descrição

Palavras-chave

Educação, Fonoaudiologia, Professores - Formação, Ensino, Ensino a distância, Theaching

Como citar

MASUYAMA, Paula Mieco Koizumi. Tecendo redes entre Educação e Fonoaudiologia: formação colaborativa e práticas de ensino possíveis. 2015. 132 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.