Um exercício de pensamento: entre a fotografia e a escrita

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-02-15

Autores

Fávari, Cesira Elisa de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar o texto “Carta a Ernest” resultado de um exercício da disciplina optativa “Filosofia com crianças” oferecida pelo curso de Pedagogia da FCLAr - UNESP. Sob a orientação de escrever uma carta a uma criança, tal tarefa de escrita surgiu paralelamente à leitura de A Câmara Clara de Roland Barthes (1984), obra inicial que trouxe a fotografia e a escrita como um caminho para movimentar o pensamento. Desta obra nos apoiamos no conceito punctum para embasar a escrita da carta como afeto, como desejo e principalmente como ponto de fuga para movimentar pensamentos e novos problemas. Consequentemente, pelo caminho que se iniciou para pensar a carta e o ato de escrever sobre ela, fomos ao encontro da perspectiva da filosofia como criação de conceitos desenvolvido por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Para tanto, por esse embasamento teórico, através dos termos “conceito”, “plano de imanência” e “personagem conceitual”, pretendemos ampliar ainda mais o sentido de punctum que inicialmente foi responsável por uma relação com a produção da carta até então não sentida, mas que se demora em ser entendida devido a potencialidade de criação que está envolvida. Afinal, o que fez com que a escrita de uma carta se tornasse tão importante, ao ponto de escrevermos até o momento sobre ela? Estabelecemos, portanto, a hipótese de que o punctum Ernest desencadeou a escrita de forma vital na carta, mas que o pensamento parece mudar seu foco não mais ao que propriamente significa o conceito punctum, mas à forma como pode ser criado um conceito. A carta já estava escrita e a compreensão do termo punctum aparentemente satisfeito. Mas o afeto não estava findado, pois no escrever e pensar o detalhes da carta, a fotografia será novamente um elo disparador de tantas outras escritas e pensamentos.
This research aims to investigate the text "Letter to Ernest" result of an exercise of the elective course "philosophy with children" offered by the Faculty of Education of FCLAr - UNESP. Under the guidance of writing a letter to a child, such writing task emerged in parallel to the reading of Camera Lucida Roland Barthes (1984), early work that brought photography and writing as a way to move the thought. This work we rely on punctum concept to support the writing of the letter as affection, as desire and mainly as a vanishing point to move thoughts and new problems. Consequently, the way he began to think the letter and the act of writing about it, went to the meeting from the perspective of philosophy as creating concepts developed by Gilles Deleuze and Felix Guattari. To do so, by this theoretical basis, through the terms "concept", "plane of immanence" and "conceptual character", we intend to further expand the meaning of punctum that was initially responsible for a relationship with the production of the letter so far not felt but that it takes to be understood because of the potential for creation that is involved. After all, what made the writing of a letter to become so important to the point where we write about it so far? Established, so the hypothesis that Ernest punctum triggered the vital form of writing in the letter, but the thinking seems to shift your focus to what no longer properly means the punctum concept, but to how you can create a concept. The letter was already written and understanding the apparently satisfied punctum term. But the affection was not findado because the writing and thinking the details of the letter, the picture is again a link trigger so many other writings and thoughts.

Descrição

Palavras-chave

Carta, Exercício, Fotografia, Escrita, Pensamento, Charter, Exercise, Photography, Writing, Thought

Como citar