A interdisciplinaridade em dois programas de pós-graduação em agronegócio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-02-19

Autores

Satolo, Vanessa Prezotto Ximenes [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This study aimed to study the route construction of the Academic Interdisciplinary Master`s Programme in Agribusiness and Development, Tupa Campus, São Paulo State University, UNESP and the Post-Graduate Programme in Agribusiness - Interdisciplinary Master, Dourados campus, Federal University of Grande Dourados, UFGD, in order to understand how agribusiness becomes field of interrelation of knowledge areas favoring the interdisciplinarity. The objective was to accompany the start of the programs, reporting their challenges limitations and contributions, seeking pedagogical praxis, identifying on-site issues long debated in theory, but with few registered practical experience, through the comparison of the presented practices . To this end, opted for the case study (multiple cases) as a methodological basis, because this provides an analysis of the programs context, training and production of the student body and faculty and their relationships in both comparative mode institutions, analyzing by constant comparisons, as well as the formation of networks. The results reflect that interdisciplinarity is increasingly necessary for the analysis of objects and complex issues requiring interdisciplinary attitude, translated into humility, dialogue capacity and pursuit of systemic vision.
A presente pesquisa buscou estudar o percurso realizado na construção do Programa de Mestrado Interdisciplinar Acadêmico em Agronegócio e Desenvolvimento do Câmpus de Tupã, da Universidade Estadual Paulista, UNESP e do Programa de Pós-graduação em Agronegócios - Mestrado Interdisciplinar do campus de Dourados, da Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, de modo a compreender de que forma o agronegócio torna-se campo de inter-relação de áreas de conhecimento favorecendo a interdisciplinaridade. O objetivo da pesquisa foi acompanhar o início dos programas, relatando seus desafios, limitações e contribuições, buscando a práxis pedagógica, identificando in loco questões há muito debatidas no campo teórico, porém com poucas experiências práticas registradas, por meio da comparação entre as práticas apresentadas. Para tanto, optou-se pelo estudo de caso (múltiplos casos) como base metodológica, devido a este propiciar uma análise do contexto dos programas, da formação e produção do corpo discente e docente e suas relações em ambas as instituições de modo comparativo, por meio da análise por comparações constantes, bem como da formação de redes. Os resultados refletem que a interdisciplinaridade é cada vez mais necessária para a análise de objetos e temáticas complexos, exigindo atitude interdisciplinar, traduzida em humildade, capacidade dialógica e busca pela visão sistêmica.

Descrição

Palavras-chave

Interdisciplinarity, Agribusiness, Social Networks, Interdisciplinaridade, Agronegócio, Redes de pesquisa

Como citar