Programa Minha Casa Minha Vida: a construção social de um mercado

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-03-28

Autores

Porcionato, Gabriela Lanza [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente texto é fruto da pesquisa de mestrado intitulada “Programa Minha Casa Minha Vida: a construção social de um mercado”, cujo objetivo foi de analisar as empresas que compõem o Programa Minha Casa Minha Vida, ou seja, as construtoras que fazem parte do mercado de construção habitacional de padrão econômico, considerando-se ainda o ponto de vista dos consumidores das casas. É a partir da sociologia econômica, que estuda as relações econômicas como relações sociais, que iremos nos debruçar sobre a construtora, buscando entender não apenas de que maneira ela moldou/implantou o seu padrão de racionalidade no programa habitacional federal, mas também como influenciou os moradores na compra do seu produto, o apartamento. Buscaremos identificar convergências e desajustamentos de racionalidades ou habitus de construtora e de compradores de apartamento. Como fonte de pesquisa, foram utilizados os conteúdos no site da empresa, revistas sobre construção civil e a pesquisa de campo, com entrevistas com os membros da construtora e com moradores do condomínio construídos por esta empresa. Os dados indicam a convergência de racionalidade econômica dos compradores e dos vendedores.
This research is the result of the master's research entitled "Minha Casa Minha Vida: the social construction of a market." This research aims to analyze the companies that make up the 'Minha Casa Minha Vida' that is, construction companies that are part of the housing construction market economy standard, even considering the point of view of consumers‘ homes. It is from the economic sociology, which studies the economic relations as social relations, which we will in dwell on the construction company, seeking to understand not only how it shaped / implemented its rationality standard in federal housing program, but also as influenced residents the purchase of your product, apartment. As a research source was used content on the company website, magazines about the construction and field research through interviews with members of the construction and condominium residents built by this company. The data indicate the convergence of economic rationality of buyers and sellers.

Descrição

Palavras-chave

Construtoras, Programa Minha Casa Minha Vida, Racionalidade econômica, Habitus, Construction companies, Economic rationality

Como citar