Diretrizes para o gerenciamento de resíduos provenientes de papel na UNESP, câmpus de Rio Claro

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015

Autores

Luche, Lucas Dalle [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

As atividades exercidas em uma Instituição acadêmica resultam na formação de diversos tipos de resíduos entre eles um volume considerável daqueles provenientes de celulose, principalmente variedades de papel e papelão, sendo o primeiro utilizado em larga escala para a confecção de objetos para os mais variados fins, de atividades didáticas, usos para fins de limpeza, até documentos. O presente trabalho foi realizado integrado às práticas do projeto PGR (Plano de Gerenciamento de Resíduos) desenvolvido no campus da Unesp de Rio Claro, tendo como objetivo o diagnóstico do gerenciamento dos resíduos de papel e papelão, tais como as práticas de descarte, reciclagem e/ou reutilização vigentes para posterior elaboração de um manual para o gerenciamento ambientalmente correto de tais tipos de resíduos. Para esse levantamento foi elaborado um questionário (Check-list) que foi aplicado nos diferentes setores da UNESP entre Novembro de 2014 e Abril de 2015. A partir desse levantamento preliminar e da quantificação aproximada do montante de resíduos e das porcentagens reutilizadas/recicladas e as descartadas, visou-se propor melhorias no processo de gerenciamento deste tipo de resíduo. O montante de resíduos provenientes de papel gerado nos 50 setores avaliados, sendo 27 do Instituto de Biociências, 21 do Instituto de Geociências e Ciências Exatas e dois de uso comum entre os dois institutos, foi de aproximadamente 190kg de material, embora observado que na maioria das vezes os papéis tenham sido eliminados junto a resíduos de outra natureza, até mesmo orgânicos. Também foram constatadas a proporção de setores que procuram reduzir e reutilizar seus resíduos, sendo que a reutilização de papéis diversos para rascunhos e a utilização de caixas de papelão para o armazenamento de variados objetos foram as práticas mais comumente observadas, sendo apresentadas em maior ou menor grau em 62% dos setores visitados

Descrição

Palavras-chave

Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Resíduos, Residuos de papel - Reaproveitamento, Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.), Rio Claro (SP)

Como citar

LUCHE, Lucas Dalle. Diretrizes para o gerenciamento de resíduos provenientes de papel na UNESP, câmpus de Rio Claro. 2015. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Ecologia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.