Métodos de previsão auto-regressivo aplicado a uma série de volume de produção de caminhões

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Data

2015-11-30

Autores

Santili, Marco Aurélio [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The national truck fleet has expanded strongly in recent decades. However, due to fluctuations in the demand that the market is exposed, it needed up making more effective strategic decisions of automakers. These decisions are made after an evaluation of guaranteed sales forecasts. This work aims to generate an annual forecast of truck production by Box and Jenkins methodology. They used annual data for referring forecast modeling from the year 1957 to 2014, which were obtained by the National Association of Motor Vehicle Manufacturers (Anfavea). The model used was Autoregressive Integrated Moving Average (ARIMA) and can choose the best model for the series under study, and the ARIMA (2,1,3) as representative for conducting truck production forecast
A frota nacional de caminhões sofreu uma expansão forte nas últimas décadas. Contudo, devido à variação da demanda que o mercado se expõe, necessitou-se de tomadas de decisões estratégicas mais efetivas das montadoras. Essas decisões são tomadas após uma garantida avaliação de previsões de vendas. Este trabalho tem como objetivo gerar uma previsão anual de produção de caminhão por meio da metodologia Box e Jenkins. Foram utilizados dados anuais para modelagem da previsão referente a partir do ano de 1957 a 2014, que foram obtidos pela Associação Nacional de Fabricantes de veículos Automotores (ANFAVEA). O modelo utilizado foi Autorregressivo Integrado de Média Móvel (ARIMA) e foi possível escolher o melhor modelo para a série em estudo, sendo o ARIMA (2,1,3) o mais representativo para realização de previsão de produção de caminhão

Descrição

Palavras-chave

Previsão com Metodologia de Box-Jenkins, Controle de produção, Previsão de vendas, Box-Jenkins forecasting

Como citar

SANTILI, Marco Aurélio. Métodos de previsão auto-regressivo aplicado a uma série de volume de produção de caminhões. 2015. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015.