O papel dos conflitos no desenvolvimento do juízo moral em crianças da educação infantil

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Data

2015-12-07

Autores

Cavalcante, Camila Parpineli [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This research sets up as a reflection on the development of moral judgment in children from 04, 05 years of the Early Childhood Education with the main theoretical reference the studies of Jean Piaget (1932/1994) on the subject. To this end, we conducted a case study in order to understand what types of conflicts that arise among children in the school of early childhood education and how the teacher seeks to solve them, or not assisting in promoting the moral autonomy of the small. Behaviors and conflicts observed were described and analyzed by correlating them to the practice of the teacher in the classroom that is the case study. We found that conflicts are avoided and unwanted by the teacher and, when they arise, are quickly resolved through attitudes centered educator without enable dialogue and reflection among the children involved. In this sense, we infer that the teaching practice focused on the development of moral judgment of children showed failure and ineffective. As a result of feedback from the first phase of this research we deem necessary to investigate about the training of teachers of early childhood education in relation to theories that deal with the development of moral judgment in children of this educational stage and identify the implications that such training reflects teacher practices in. We hope that by making such reflection can contribute to the debate on the need to educate morally in early childhood education, whose main objective is to promote the integral development of children
Esta pesquisa configurou-se como uma reflexão acerca do desenvolvimento do juízo moral em crianças de 04 e 05 anos da Educação Infantil tendo como principal referência teórica os estudos de Jean Piaget (1932/1994) sobre o tema. Para tanto, realizamos um estudo de caso buscando compreender quais os tipos de conflitos que surgem entre as crianças na escola de educação infantil e como o professor busca solucioná-los, auxiliando ou não na promoção da autonomia moral dos pequenos. Os comportamentos e conflitos observados foram descritos e analisados correlacionando-os à prática do professor da sala de aula que constitui o estudo de caso. Constatamos que os conflitos são evitados e indesejados pelo professor e, quando surgem, são rapidamente resolvidos por meio de atitudes centradas no educador, sem possibilitar o diálogo e a reflexão entre as crianças envolvidas. Nesse sentido, inferimos que a prática docente voltada ao desenvolvimento do juízo moral das crianças se mostrou falha e ineficaz. Em decorrência dos resultados obtidos na primeira fase desta pesquisa julgamos necessário investigar acerca da formação de professores da Educação Infantil no que concerne às teorias que versam sobre o desenvolvimento do juízo moral em crianças desta etapa de escolaridade, bem como identificar as implicações que essa formação reflete nas práticas dos professores. Esperamos que ao proceder a essa reflexão possamos contribuir para o debate sobre a necessidade de se educar moralmente na educação infantil, cujo objetivo central é promover o desenvolvimento integral das crianças

Descrição

Palavras-chave

Crianças - Desenvolvimento, Desenvolvimento moral, Educação de crianças, Professores - Formação, Child development

Como citar

CAVALCANTE, Camila Parpineli. O papel dos conflitos no desenvolvimento do juízo moral em crianças da educação infantil. 2015. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2015.