Altas habilidades ou superdotação: um estudo em uma Diretoria de Ensino da rede estadual paulista

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Data

2015-12-11

Autores

Lopes, Mariana Cristina [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Special Education includes gifted students. There is a lack of resources and information for identification and care of such students. They were research objectives map students with giftedness characteristic in Elementary and Middle School in Bauru/SP, as well as verify what teachers know about the issue and if they know how to work with such students in their classrooms. This qualitative, quantitative and descriptive research was structured in three stages. Step A: an observation guide of gifted children, Guia de observação de crianças dotadas e talentosas. Step B: True or False questions on the subject. Step C, field diary. Two hundred and thirty one classes from 24 schools were evaluated and 477 students were identified with giftedness characteristic in at least one of six possible areas. Three hundred and one students were in Elementary School and 176 were in Middle School. In Step B, 280 teachers from 26 schools were part of this study and it is confirmed that they have theoretical knowledge on the subject because the number of hits on the main concepts (based on the literature) was superior to the number of misses. A 4th grade classroom, with a gifted girl, was observed in step C. It was found that the teacher pedagogical practice and the resources used are not different from the ones used with other students. Thus, it appears that the student has not received the curricular adaptations to assist her developing skills
A Educação Especial contempla as Altas Habilidades ou Superdotação (AH/SD). Nota-se a carência de recursos e informação para a identificação e atendimento de tais alunos. Pretendeu-se mapear os alunos com indicativos de AH/SD, do Ensino Fundamental I e II, bem como verificar o que os professores conhecem sobre o tema e se sabem trabalhar com tais alunos em sala de aula. Esta pesquisa, de natureza quali-quantitativa e descritiva, foi estruturada em 3 etapas. Na etapa A, utilizou-se para a coleta de dados o Guia de observação de crianças dotadas e talentosas. Na etapa B, foram selecionadas questões de verdadeiro (V) ou falso (F) sobre o tema. Na etapa C, utilizou-se um diário de campo. Das 24 escolas participantes da etapa A, avaliou-se 231 turmas, sendo que 477 alunos apresentaram indicativos de AH/SD em pelo menos um dos seis domínios possíveis. Deste total, 301 alunos pertenciam ao Ensino Fundamental I e 176 ao Ensino Fundamental II. Na etapa B, participaram 280 professores de 26 escolas, confirmando-se que estes possuem conhecimento teórico sobre o tema, pois o número de acertos sobre os principais conceitos, com base na literatura, foi superior ao de erros. Já na etapa C, foi observada uma sala de aula do 4º ano do Ensino Fundamental I, que possui uma aluna identificada com AH/SD. Constatou-se que a prática pedagógica da professora e os recursos utilizados não se diferenciavam dos demais alunos. Assim, infere-se que a aluna não tem recebido a suplementação curricular para auxiliar no desenvolvimento das suas habilidades

Descrição

Palavras-chave

Educação inclusiva, Educação especial, Educação permanente, Inclusive education

Como citar

LOPES, Mariana Cristina. Altas habilidades ou superdotação: um estudo em uma Diretoria de Ensino da rede estadual paulista. 2015. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2015.