Intervenção do PET-Saúde para a melhoria do conhecimento sobre doenças sexualmente transmissíveis e gravidez em adolescentes que frequentam a rede pública de ensino

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-12-14

Autores

Miranda, Tamiris Abait [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A transmissão de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) tem aumentado significativamente nos últimos anos entre os adolescentes, como apresentam os dados do Boletim Epidemiológico de AIDS publicado pelo Ministério da Saúde, juntamente com o aumento do número de adolescentes grávidas. Dessa forma, o projeto de extensão PET - Saúde objetiva transmitir um conhecimento prevencionista aos jovens vulneráveis a essa situação, trabalhando com estudantes do ciclo II do ensino fundamental dos colégios municipais de Nova Europa. Os alunos que participaram da atividade responderam voluntariamente um questionário antes e após a atividade, que avaliava qualitativamente o conhecimento que possuíam acerca do tema DSTs e gravidez na adolescência. Através da análise desses questionários, foi possível perceber que os jovens possuíam conhecimento sobre o uso de preservativo para a prevenção de DSTs e gravidez (86,9% e 82,8%), mas que o mesmo não se aplicava quanto ao conhecimento de sintomas de DSTs (66,8%), que foi aprimorado após a atividade (80%). Além disso, as meninas apresentaram conhecimento acerca de outros métodos contraceptivos diferentes do preservativo e importância da vacina contra o HPV, provavelmente pelo fato dos meninos lidarem com a vida sexual de uma forma diferente. Apesar de conhecimento prévio sobre o assunto, ações educativas contínuas podem aumentar o conhecimento dos jovens sobre DSTs e gravidez.

Descrição

Palavras-chave

Doenças sexualmente transmissíveis, Gravidez na adolescência, Preservativos - Uso, Sexually transmitted diseases

Como citar

MIRANDA, Tamiris Abait. Intervenção do PET-Saúde para a melhoria do conhecimento sobre doenças sexualmente transmissíveis e gravidez em adolescentes que frequentam a rede pública de ensino. 2015. 57 f. , 2015.