A questão do voto para o adulto analfabeto ou pouco letrado

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Data

2016-01-14

Autores

Pereira, Daiane Gomes Tavares [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The Youth and Adult Education is a reality that still stands on the school benches of Brazil. Elderly people historically get more integration in the world when appropriate to the written code. One of the issues that touch this insertion is the right to vote and, more than that, the awareness of the vote of young and adult illiterate or poorly literate. Thus, this project aims to raise throug the point of view of this student how he see himself as voter and what is their role in the democratic consolidation of this act, even if he is in the condition of illiterate or poorly literate. Therefore, a qualitative approach to research will be conducted, in which individual audio recorded interviews will be held, later transcribed and the data will be analyzed in the light of the studied literature, based on the writings of Paulo Freire. Will participate as subjects Teachers of EJA and of study the students enrolled in the Education of Young Adults rooms on the city of Bauru. The results shown in interviews with the teachers confirmed the investigation of expectations in the study of Paulo Freire which has literacy training as part of the citizenship, the results allowed the construction of the profile of a group of students. We also concluded that it was possible to deconstruct the myth of non-political consciousness of the illiterate and the presence of dialogue in pedagogical practice enabling awareness of Educating
A Educação de Jovens e Adultos é uma realidade que ainda resiste nos bancos escolares do Brasil. Historicamente, pessoas adultas passam a ter uma maior inserção no mundo quando se apropriam do código escrito. Uma das questões que tocam essa inserção é o direito ao voto, e, mais que isso a consciência ao voto do jovem e do adulto analfabeto ou pouco letrado. Assim, o presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo levantar, do ponto de vista do educando analfabeto ou pouco letrado, como ele se vê enquanto eleitor e qual seu papel na consolidação democrática deste ato, ainda que se encontre na condição de analfabeto ou pouco letrado. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho etnográfico, com entrevistas individuais analisadas à luz da literatura estudada, tendo por base os escritos de Paulo Freire. Os participantes da pesquisa foram Professores da EJA e educandos regularmente matriculados nas salas de Educação de Jovens e Adultos do município de Bauru. Os resultados apresentados nas entrevistas com os Professores confirmaram as expectativas da investigação nos estudos de Paulo Freire que tem a alfabetização como elemento de formação da cidadania, os resultados possibilitaram a construção do perfil de um grupo de educandos. Concluímos também que foi possível desconstruir o mito da não consciência política do analfabeto e a presença de diálogos na prática pedagógica possibilitando a conscientização do Educando

Descrição

Palavras-chave

Educação popular, Analfabetismo, Educação - Brasil - História, Educação de adultos, Voto, Cidadania, Gestão democrática, Popular education

Como citar

PEREIRA, Daiane Gomes Tavares. A questão do voto para o adulto analfabeto ou pouco letrado. 2016. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2016.