A importância da mediação: a situação do professor mediador escolar e comunitário na Rede Estadual Paulista de Ensino

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Data

2016-01-19

Autores

Bianco, Daiana Aparecida Del [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This study aims to analyze the implementation of mediation in the school environment of São Paulo State Education Network through the figure of Teacher School and Community Mediator (PMEC). Mediation arises, as an alternative and effective method for conflict resolution from existing interpersonal relationships at school. The methodology used was the exploratory and empirical research literature on the subject mediation and the analysis of the resolutions of the Secretariat of São Paulo State Education establishing the School Protection System (SPE) and made possible the performance of the PMEC within that environment. Authors like Bonafé-Schmitt (2010); Caetano, Freire and Ferreira (2009); Calcaterra (2002); Freire (2010); Jares (2002); Lederach (1996); Littlejohn and Domenici (1999); Morgado and Oliveira (2009); Torremorell (2008) and Vecchi and Greco (1999) were selected in order to provide greater familiarity with the subject mediation and conflict mediation later in the school environment. The concept of mediation, mediation templates and profiles of mediators will be explained as well as PMEC function features as regards the selection methods training main assisted cases, assignments that are stipulated by the guiding documents and what actually happens in daily practice verified the reports obtained through a semi-structured interview. Finally, we present the PMEC situation regarding the review by the leaders and attended school community and the acceptance of their work within that environment
O presente trabalho tem como objetivo analisar a implementação da mediação no ambiente escolar da Rede Estadual Paulista de Ensino por meio da figura do Professor Mediador Escolar e Comunitário (PMEC). A mediação surge, como método alternativo e eficaz, para resolução de conflitos provenientes das relações interpessoais existentes na escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória e empírica da bibliografia existente sobre o tema mediação bem como a análise das resoluções da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo que institui o Sistema de Proteção Escolar (SPE) e possibilitou a atuação do PMEC dentro desse ambiente. Autores como Bonafé- Schmitt (2010); Caetano, Freire e Ferreira (2009); Calcaterra (2002); Freire (2010); Jares (2002); Lederach (1996); Littlejohn e Domenici (1999); Morgado e Oliveira (2009); Torremorell (2008) e Vecchi e Greco (1999) foram selecionados com o objetivo de proporcionar maior familiaridade com o tema mediação e posteriormente mediação de conflitos no ambiente escolar. O conceito de mediação, modelos de mediação e perfis dos mediadores serão explicados bem como as características da função de PMEC no que se refere aos métodos de seleção, capacitação, principais casos atendidos, atribuições que lhe são estipuladas por meio dos documentos norteadores e o que realmente acontece na prática diária verificada nos relatos obtidos mediante uma entrevista semiestruturada. Por fim, apresenta-se a situação do PMEC no tocante à sua avaliação por parte dos dirigentes e comunidade escolar atendida e a aceitação de seu trabalho dentro desse ambiente

Descrição

Palavras-chave

Mediação, Educação - Estudo e ensino, Escolas - Organização e administração, Gestão democrática, Escolas - Administração de pessoal, Educação popular, Educação - Brasil - História, Mediation

Como citar

BIANCO, Daiana Aparecida Del. A importância da mediação: a situação do professor mediador escolar e comunitário na Rede Estadual Paulista de Ensino. 2016. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2016.