Formação de docentes na educação superior: a experiência do núcleo de apoio pedagógico da faculdade de medicina de botucatu - fmb/unesp

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Data

2011

Autores

Cyrino, Eliana Goldfarb [UNESP]
Peraçoli, José Carlos [UNESP]
Rizzato, Agueda Beatriz Pires [UNESP]
Abbade, Joelcio Francisco [UNESP]
Prearo, Alice Yamashita [UNESP]
Uemura, Gilberto [UNESP]
Borges, Vera Terezinha Medeiros [UNESP]
Dezan, Elisabete Bemfato [UNESP]
Romanholi, Renata Maria Zanardo [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

A FMB/UNESP tem promovido iniciativas para qualificar o ensino de graduação, para atender as Diretrizes Curriculares Nacionais na área da saúde, demanda da comunidade local e adequação às necessidades sociais em saúde. Em 2000,a FMB instituiu o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), com os objetivos de elaborar proposta de avaliação contínua do ensino na graduação; oferecer apoio técnico e infra-estrutura às mudanças para a melhoria do ensino; promover a formação docente para o aprendizado de inovações metodológicas; ampliar o desenvolvimento de pesquisa em educação médica; promover a ampliação do ensino no SUS, particularmente do ensino na comunidade e na atenção primária à saúde. A criação do NAP, como órgão assessor ao Conselho de Curso de Graduação (CCG) e à Direção foi entendida pela comunidade como fundamental para implementação das mudanças. Para desempenhar seus objetivos o NAP é constituído por frentes de atuação: estrutura curricular, pesquisa e planejamento em avaliação, desenvolvimento da docência, infra-estrutura e ensino na comunidade. Participam do NAP docentes, discentes, profissionais dos serviços de saúde e duas pedagogas.Toda a formação docente realizada pauta-se por responder demandas apontadas pelo CCG, direção e de estudos da própria frente de avaliação. As características do NAP o capacitam a apoiar tanto o ensino de graduação como programas de pósgraduação voltados ao ensino na saúde. O NAP tem apoiado a postura próativa da Instituição frente às iniciativas de aperfeiçoamento e inovação do ensino, promovidas em âmbito local e nacional. Com o fortalecimento do trabalho docente e o apoio à elaboração de projetos e programas o NAP tem possibilitado a participação da FMB em iniciativas do MEC e MS para a reorientação da formação profissional em saúde.

Descrição

Palavras-chave

Educação médica, Ensino superior, Formação de professores

Como citar

CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5807-5812