Revisão das práticas pedagógicas: o detalhamento de uma proposta de formação continuada para a educação inclusiva

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Data

2011

Autores

Gouveia, Paula Alessandra Espírito Santo [UNESP]
Ribeiro, Ana Claudia Araújo [UNESP]
Corrêa, Bruna Janerini [UNESP]
Leite, Lucia Pereira [UNESP]
Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Este texto procura descrever e analisar uma proposta de formação continuada, destacando a discussão e a revisão das ações de ensino, para a promoção de ajustes curriculares para que alunos com deficiência possam progredir academicamente. Essa proposta foi ofertada aos educadores de uma unidade escolar, durante um semestre letivo, que atendia alunos com deficiência e decorreu de um conjunto de ações desenvolvido no projeto “Elaboração de material audiovisual sobre educação inclusiva numa rede de ensino municipal”, financiado pelo Núcleo de Ensino – Prograd/Unesp, Todo o conteúdo das discussões realizadas nos encontros de formação continuada foi registrado e será veiculado em um vídeo educativo, que se encontra em fase de final de editoração e reprodução, cujas cópias serão distribuídas aos professores de uma rede pública de ensino. A divulgação desse vídeo permitirá ampliar as possibilidades de utilização de recursos didático-pedagógicos na organização propostas de formação continuada, com vistas à reflexão sobre os princípios da educação inclusiva, do fazer pedagógico e de providências curriculares que, sejam capazes atender às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2436-2446