Questões de gênero e diversidade na formação do adolescente: o ambiente escolar como espaço de ação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) na área de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa propõe aos seus bolsistas o contato direto e contínuo com o ambiente escolar, pois sendo um projeto pautado na metodologia pesquisa-ação promove aos licenciandos um contato com as problemáticas emergentes em que, a partir de um diagnóstico sócio-educacional da escola, traçam-se estratégias de planejamento para execução de ações na escola. Dentro das problemáticas emergentes a partir do diagnóstico, em conjunto com o resultado dos questionários aplicados e das entrevistas realizadas, surgiram temas relativos às desigualdades de gênero e respeito à construção das identidades sexuais. Como resultado, desenvolveu-se um plano de ação constituído por uma exposição prévia por meio de um discurso com base no enfoque biológico, seguido de um momento de discussão e culminando com uma produção dos educandos da escola sobre o tema. Assim, os mesmos terão a oportunidade de desfazer os conceitos preconcebidos para a construção do respeito e da compreensão da livre orientação sexual para o desenvolvimento individual e coletivo.

Descrição

Palavras-chave

Inclusão, Preconceito, Diversidade de gêneros

Como citar

CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5222-5228

Coleções