Um jogo de treinamento para o estudo dos conceitos de média, mediana e moda
Carregando...
Data
2011
Autores
Lopes, José Marcos [UNESP]
Corral, Renato Sagiorato [UNESP]
Resende, Jéssica Scavazini [UNESP]
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta didático-pedagógica que utiliza um jogo associado à resolução de problemas para o estudo dos conceitos de média, mediana e moda da Estatística Descritiva. O jogo é original e utiliza cartas de um baralho comum. As regras do jogo induzem os alunos a utilizarem de uma maneira adequada esses conceitos da Estatística Descritiva para conseguirem vencer suas jogadas. Formulamos alguns problemas envolvendo situações de jogo que auxiliam os alunos no reforço da aprendizagem desses conceitos. Assim, trata-se de um jogo de treinamento em que as melhores jogadas dependem de uma conveniente estratégia adotada pelo jogador. A proposta pode ser utilizada tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de Estatística Descritiva, Jogos, Resolução de problemas
Como citar
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6501-6512